Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:01:13Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/33294
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:36:36Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA APRENDIZAGEM EM REDE COLABORATIVA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => de Menezes, Katia Costa
                                            [1] => Johann, Juliana
                                            [2] => Valentim, Patrícia Passeri
                                            [3] => Scott, Patrícia
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gestão do conhecimento
                                            [1] => Colaboração em rede
                                            [2] => Aprendizagem organizacional.
                                        )

                                    [description] => Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento (GC) em organizações de natureza hipertexto, onde o conhecimento é gerado em diferentes contextos interconectados e as estruturas burocráticas convivem com grupos de projetos desenvolvedores de novas soluções. Primeiramente, o estudo preocupou-se em definir o que é Gestão do Conhecimento e a forma como se comportam três tipos de organização (top down, botton up e middle-up-down) na criação do conhecimento. Em seguida, as características do modelo middle-up-down, também conhecido como hipertexto, serviram de base para a condução de entrevistas semiestruturadas, de acordo com a metodologia Investigação Apreciativa, com gestores envolvidos em projetos relacionados à GC em três organizações do setor industrial.  O resultado mostrou que as empresas apresentam diferentes níveis de maturidade para implantação da Gestão do Conhecimento e quais áreas-chave são propulsoras de GC nas organizações (Comunicação, Tecnologia da Informação, Projetos e Recursos Humanos). Essa análise também revelou as práticas de gestão do conhecimento que podem ser utilizadas para compartilhar, proteger, criar e organizar conhecimento. Por fim, o levantamento deu origem à ideia de desenvolver uma plataforma batizada de Colabore, para promover a troca e o aprendizado em rede sobre o assunto, haja vista que o diferencial competitivo das empresas na sociedade do conhecimento está na capacidade de aprendizagem de seus colaboradores, na geração de conhecimento, que aumenta exponencialmente a inteligência coletiva das organizações, possibilitando a inovação de produtos e serviços.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2017-03-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Pesquisa Empírica de Campo
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33294
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2017v7n1
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 7, Número Especial (2017): Gestão do Conhecimento, Eficiência e Inovação; 145-159
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/33294/17297
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)