Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:00:54Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/28293
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:36:58Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => ANÁLISE DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO JOGO DE EMPRESAS POR MEIO DA SOCIOMETRIA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lopes, Bruno Koenigkan
                                            [1] => Andrade, Leticia Duarte
                                            [2] => Silva, Sheila Serafim da
                                            [3] => Oliveira, Murilo Alvarenga
                                        )

                                    [subject] => Laboratório de Gestão. Educação Gerencial. Indivíduo e Grupo.
                                    [description] => O estudo das relações interpessoais e grupais nas organizações é importante. Esse estudo tem como objetivo analisar a dinâmica das relações interpessoais e intergrupais em um ambiente laboratorial. Trata-se de um ambiente que simula o processo de tomada de decisão de gestores por meio da técnica jogo de empresas, fundamentada na aprendizagem vivencial – aprender fazendo. Adotou-se uma abordagem qualitativa por meio da técnica Sociometria, coletando-se dados por meio de questionário aplicado a estudantes de graduação em Administração que participaram do ambiente laboratorial. O estudo analisa aspectos de alinhamento estratégico, distribuição de tarefas e responsabilidades e relacionamento entre eles. As empresas foram classificadas em grupo, equipe ou time e os participantes foram classificados em estrelas, pontes, panelas, pontes ou indivíduos isolados. Ao classificar as empresas e os participantes, os resultados evidenciaram a importância de se conhecer a estrutura das relações interpessoais e intergrupais dentro e fora do ambiente empresarial. A partir do conhecimento dessa classificação, as empresas podem investir nos pontos críticos para melhor o seu desempenho.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2017-06-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Revisão de Literatura, Entrevista Controlada
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28293
                                            [1] => 10.21714/2236-417X2017v7n1
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 7 n. 1 (2017); 153-169
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28293/17913
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)