Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T03:00:22Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/23362
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:35:31Z
                            [setSpec] => pgc:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O RELACIONAMENTO COM EGRESSOS COMO ESTRATÉGICA ORGANIZACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Queiroz, Tatiana Pereira
                                            [1] => Paula, Cláudio Paixão Anastácio de
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação e ex-alunos
                                            [1] => Informação e relacionamento com egressos
                                            [2] => Perfil de identificação organizacional e vinculação
                                            [3] => Tomada de decisão.
                                        )

                                    [description] => O propósito deste artigo é apresentar estratégias desenhadas para identificar os mecanismos do relacionamento entre as instituições de Educação Superior e seus egressos. Nessa estratégia, a informação é tomada como importante fator de aproximação. Paralelamente, sistemas de informação são entendidos como artefatos a serem desenvolvidos e aperfeiçoados com o objetivo de facilitar a gestão dos dados dos egressos dessas instituições. Para fundamentar a presente análise da construção desse relacionamento foram abordados os seguintes construtos teóricos: identificação social e organizacional; papel; vínculo e necessidade de informação. Os resultados dessa elaboração apontam para a indispensabilidade de promoção da relação com o futuro egresso desde o seu ingresso na instituição enquanto estudante, mantendo-a ativa ao logo de todo o seu trajeto até a formação e após. Neste trabalho, são apresentadas algumas sugestões para que isso possa ser feito, além de oferecer subsídios para: 1) o enriquecimento da escassa literatura nacional sobre o relacionamento entre egressos e suas instituições de ensino; 2) a formulação de sistemas informacionais para egressos e 3) o auxílio da tomada de decisão na administração dessas instituições a fim de se desenvolver um relacionamento efetivo, profícuo e duradouro com seus ex-alunos.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2016-06-06
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/23362
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 6 n. 1 (2016); 4-18
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/23362/15470
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)