Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:59:55Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/18877
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:31:49Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => REDES INTERNACIONAIS E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO NAS SUBSIDIÁRIAS DA EMBRAER NOS ESTADOS UNIDOS E NA CHINA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Guimaraes, Antonio Monteiro
                                            [1] => Neto, Mário Sacomano
                                            [2] => Silva, Eliciane Maria da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Internacionalização
                                            [1] => Redes Internacionais
                                            [2] => Redes de Cooperação
                                            [3] => Transferência de Conhecimento.
                                        )

                                    [description] => O estudo analisa a internacionalização da Embraer através das redes internacionais nos EUA e na China. Assim, identifica a forma de entrada da empresa nestes mercados e como as redes de parceiros apoiam o seu processo de internacionalização. O estudo então explora as características da transferência de conhecimento, da obtenção de recursos e das capacitações através dos relacionamentos com parceiros internacionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada através de estudo de caso qualitativo. A coleta de dados envolveu entrevistas com três executivos da empresa da área de Relações com Investidores, sendo o vice-presidente, diretor e assessor. Os resultados da pesquisa revelam que a entrada e a manutenção da empresa nos EUA e China tiveram como principal objetivo a busca de tecnologia, recursos e de oportunidades mercadológicas. Nos EUA, a Embraer manteve relacionamentos com redes de clientes, fornecedores para a fabricação conjunta de conjuntos e soluções completas para a produção de aeronaves.  A empresa também manteve relações em redes de cooperação com instituições governamentais norte-americanas. Na China manteve relacionamentos em redes de clientes para atuação em conjunto visando explorar novas oportunidades e nichos no mercado. Dessa forma, foi estudado o relacionamento da Embraer com clientes, fornecedores, parceiros e instituições nestes países.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2014-08-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Revisão de Literatura; Pesquisa Empírica de Campo
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18877
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 4, Número Especial (2014): Redes, Gestão e Conhecimento; 64-82
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18877/11750
                                )

                        )

                )

        )

)