Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:59:23Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/16047
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:13:54Z
                            [setSpec] => pgc:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => CONSTRUINDO O CONHECIMENTO: UM CAMINHO SUGERIDO PELA PSICOLOGIA E PELA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Carvalho, Frederico Aisc
                                            [1] => Goulart, Íris Barbosa
                                            [2] => Mattos, Max Cirino de
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Psicologia
                                            [1] => informação
                                            [2] => conhecimento
                                            [3] => pensamento lógico
                                            [4] => construtivismo
                                        )

                                    [description] => Este artigo aborda a construção do conhecimento segundo a perspectiva de duas ciências: a Psicologia do desenvolvimento e a Ciência da Informação. A abordagem da Psicologia privilegia os estudos dos construtivistas, especialmente Jean Piaget e Vygotsky, que analisaram como se desenvolve o raciocínio lógico desde os primeiros anos da criança até a maturidade alcançada ao final da adolescência. A abordagem da Ciência da Informação privilegiou os estudos relacionados à Gestão do Conhecimento, principalmente a ótica de Nonaka e Kono sobre as transformações do conhecimento tácito em explícito e vice-versa, em um processo de construção de conhecimento que passa pelo indivíduo, por grupos e organizações. Para ilustrar esse processo, especialmente nas crianças, integra o artigo uma pesquisa desenvolvida por Carvalho (2011), que procurou identificar a influência da propaganda sobre a construção do conhecimento das crianças na faixa de 5 a 9 anos, período em que está se estruturando o estágio de desenvolvimento denominado operatório-concreto. Os resultados apontaram que a mídia influencia significativamente as crianças e é responsável pelo conhecimento que elas adquirem da realidade, levando-as a preferirem comprar a brincar, preferirem ir a shoppings a parques e a identificar produtos de tecnologia avançada e a desejá-los como presentes. Como conclusão, o artigo realça a importância dos meios de comunicação para a construção do conhecimento e alerta para a necessidade de se adotarem situações que despertem a criança para a formulação de respostas que exijam raciocínio superior, além de chamar a atenção para a necessidade de uma ética na veiculação da informação que se destina a crianças e adolescentes.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2013-10-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/16047
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 3, Número Especial (2013): Psicologia, Gestão e Conhecimento; 18-29
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/16047/9787
                                )

                        )

                )

        )

)