Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:58:51Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/12296
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:08:03Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pereira Barbosa, José Geraldo
                                            [1] => Siqueira Incerti Monteiro, Lucila
                                            [2] => de Sá Brito e Freitas, Jorge Augusto
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Compartilhamento do conhecimento
                                            [1] => Gestão do Conhecimento
                                            [2] => Competências.
                                        )

                                    [description] => A pesquisa buscou investigar se “Fazer e Aprender”, uma das metodologias utilizadas para transferência de conhecimento em uma organização de grande porte do setor de varejo bancário, ocorre em conformidade com o Modelo de Compartilhamento do Conhecimento proposto por Tonet e Paz, um processo formado por quatro fases: iniciação, implementação, apoio e incorporação; e influenciado por quatro elementos: a fonte e o destinatário do conhecimento, o conhecimento em si e o contexto onde ocorre seu compartilhamento. Como apoio teórico à pesquisa foram visitados, entre outros, os trabalhos de Tonet e Paz, Szulanski, Sveiby, Nonaka e Takeuchi e Fleury e Oliveira Jr. O estudo de caso, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva, foi o método escolhido. Entrevistas semiestruturadas, observação ativa, pesquisa documental e análise de conteúdo com auxílio do software Sphinx® Survey foram utilizados para a coleta, tratamento e análise das evidências. Os resultados sugerem que apenas a fase de iniciação, parte da fase de implementação e a fase de incorporação do modelo de Tonet e Paz foram identificadas nas aplicações da metodologia “Fazer e Aprender” na organização pesquisada. Com relação à etapa de planejamento da fase de implementação, ela não foi percebida pelos entrevistados como satisfatória, em decorrência de falta de tempo e sobrecarga de atividades por parte das fontes do conhecimento. No que concerne à fase de apoio, ela foi prejudicada especialmente pela ausência de tempo disponível para exercitar e sedimentar os conhecimentos repassados.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2012-06-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                            [3] => Estudo de caso
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12296
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2 n. 1 (2012); 137-154
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12296/7474
                                )

                        )

                )

        )

)