Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:58:36Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/10790
                            [datestamp] => 2019-10-22T18:07:10Z
                            [setSpec] => pgc:EXP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => BLOGS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DIPLOMÁTICA E TIPOLOGIA DOCUMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lopez, André Porto Ancona
                                            [1] => Ávila, Rodrigo Fortes de
                                            [2] => Mello, Rosamaria Gonçalves de
                                            [3] => Santos, Thays Rodrigues dos
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Diplomática e Tipologia Documental
                                            [1] => Blog
                                            [2] => Ambiente de Ensino
                                            [3] => Ensino de Arquivologia
                                        )

                                    [description] => Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2011-10-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/10790
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação; 86-99
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/10790/6098
                                )

                        )

                )

        )

)