Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:33:32Z
    [request] => https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:acimed.sld.cu:article/2033
                            [datestamp] => 2022-12-14T17:26:36Z
                            [setSpec] => acimed:ART+ORG
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediation and Information competence during the COVID-19 pandemic: a possible relationship?
                                            [1] => Mediação e competência em informação durante a pandemia de COVID-19: uma relação possível?
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Casimiro, Adelaide Helena Targino
                                            [1] => Rodrigues Bandeira, Lucilene Klenia
                                            [2] => Almeida Llarena, Marco Antônio
                                            [3] => Silva Llarena, Rosilene Agapito da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => information mediation; information literacy; COVID-19; misinformation.
                                            [1] => mediação de informação; competência em informação; COVID-19; desinformação.
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This study aims to understand how the relationship between information mediation and information competencies can contribute to the process of construction/deconstruction of reality and truth in a pandemic scenario. It was characterized as research of qualitative nature, descriptive, of content analysis. Bibliographical, exploratory and documental. Advanced search with the terms “mediação de informação AND competência em informação” were made on Portal CAPES, at Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações and at the Base de dados em Ciência da Informação, between 2016 and 2020. The analysis of the thirteen articles mined resulted in the finding of the need for: collaborative, educational, awareness-raising, sharing and use of information, valuing information based on studies and contexts; studies, projects and works of critical and conscious information mediation; construction of competencies in information and skills in dealing with fake news, infobesity and manipulated information through informational policies, essentially focused on the pandemic context. 
                                            [1] => Este estudo busca compreender a maneira pela qual a relação entre a mediação de informação e competências em informação pode contribuir para o processo de construção/desconstrução de realidade e verdade em cenário pandêmico. Caracterizou-se como pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, de análise de conteúdo. Bibliográfica, exploratória e documental. Realizou-se buscas avançadas dos termos “mediação de informação AND competência em informação” no Portal CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e na Base de Dados em Ciência da Informação, no período de 2016 a 2020. Resultou, por meio da análise dos treze artigos minerados, na constatação da necessidade de: trabalhos colaborativos, educativos, de conscientização, de compartilhamento e uso das informações, de valorização das informações baseadas em estudos e contextos; estudos, projetos e trabalhos de mediação de informação crítica e consciente; construção de competências em informação e habilidades em lidar com as fake news, infobesidade e informações manipuladas por meio de políticas informacionais, essencialmente voltadas ao contexto pandêmico.
                                        )

                                    [publisher] => ECIMED
                                    [contributor] => Array
                                        (
                                            [0] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                            [1] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                        )

                                    [date] => 2022-06-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => SimpleXMLElement Object
                                                (
                                                )

                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2033
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud; Vol. 33 (2022): Publicación continua
                                            [1] => 2307-2113
                                        )

                                    [language] => spa
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2033/pdf
                                            [1] => /*ref*/Leite LRT, Matos JT. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. 2017 [acesso 04/07/2021];13(especial CBBD). Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/918
                                            [2] => /*ref*/Bezzera A, Capurro R, Schneider M. Regimes de verdade e poder: dos tempos modernos à era digital. Liinc em Revista. 2017 [acesso 04/07/2021];13(2). Disponível em: http://www.ibict.br/liin
                                            [3] => /*ref*/Ripoll L, Matos JCM. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. 2017 [acesso 04/07/2021];13. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/4992
                                            [4] => /*ref*/Belluzzo RCB. Competência em informação: das origens às tendências. Informação & Sociedade: Estudos. 2020;30(4). DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n4.57045
                                            [5] => /*ref*/Almeida Júnior OF. Leitura, mediação e apropriação da informação. Em: Santos JP, (organizadores). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; 2007: 33-45.
                                            [6] => /*ref*/Sousa RG, Almeida Júnior OF. Perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação em bibliotecas universitárias. Informações @ Profissões, 2019 [acesso 04/07/2021];8(2). Disponível em https://bit.ly/3k3fyjn
                                            [7] => /*ref*/Casimiro AHT. Gestão por Competências nos cursos de Arquivologia no Brasil: abordagem nos princípios da Gestão do Conhecimento [Tese de mestrado]. João Pessoa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba; 2019.
                                            [8] => /*ref*/Gabelas JA, Marta Lazo C, Aranda D. Por qué las TRIC y no las TIC. COMeIN: Revista de los Estudios de Ciencias de la Información y de la Comunicación. 2012;9(3).
                                            [9] => /*ref*/Wilke VCL. No tempo das fake news e da pós-verdade – política, democracia e literacia midiática. Em: Pereira S (organizador). Literacia, media e cidadania: livro de atas do 5º congresso. Braga: Universidade de Aveiro/Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; 2019 [acesso 04/07/2021]. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3219/3113
                                            [10] => /*ref*/Almeida Júnior OF. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Revista Brasileira de Ciência da Informação. 2009 [acesso 04/07/2021];2(1). Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/17
                                            [11] => /*ref*/Rodrigues AD. Dicionário breve da informação e da comunicação. Lisboa: Presença; 2000.
                                            [12] => /*ref*/Sanches GAR, Rio SF. Mediação da informação no fazer bibliotecário em bibliotecas universitárias no âmbito das ações culturais. InCid: Ciência da Informação e Documentação. 2010 [acesso 04/07/2021];1(2). Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42323/45994.
                                            [13] => /*ref*/Macedo NO, Silva JLC. Mediação no campo da informação. Folha de rosto em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2015;1(1).
                                            [14] => /*ref*/Gasque KCGD. Competência em informação: conceitos, características e desafios. A to Z: Novas Práticas em Informação e Conhecimento. 2013;2(1).
                                            [15] => /*ref*/Zurkowski PG. The information service environment relationships and priorities: report 5. Washington (D.C.): National Commission on Libraries and Information Science; 1974. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf
                                            [16] => /*ref*/Campello B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação. 2003;32(3). DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004.
                                            [17] => /*ref*/Dudziak EA. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação. 2003;32(1).
                                            [18] => /*ref*/American Library Association (ALA). American Library Association Presidential Comittee on Information Literacy Reports. Washington (D.C.): American Association of School Librarians. 2000. Disponível em: http://www.ala.org.acrl/nili/ilit1st.html.
                                            [19] => /*ref*/Miranda SV. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as Competências Informacionais. Ciência da Informação. 2006;35(3).
                                            [20] => /*ref*/Gómez MNG. Inclusão Digital e Aprendizagem Informacional: Documento técnico Relatório 2. IBICT/UNESCO: Editora Abril, 2011.
                                            [21] => /*ref*/Vitorino EV, Piantola D. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação. 2011[acesso 04/07/2021];40(1). Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1918/1397
                                            [22] => /*ref*/Ottonicar SLC, Valentim MLP, Feres GG. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação. 2016;9(1). DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2203
                                            [23] => /*ref*/Belluzzo RCB. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. 2011 [acesso 04/07/2021];7(1). Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/180/186
                                            [24] => /*ref*/Cervo AL, Bervian PA, Silva R. Metodologia cientifica. 6.a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall; 2007.
                                            [25] => /*ref*/Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23.a ed. rev. atual. São Paulo: Cortez; 2007.
                                            [26] => /*ref*/Sala F. Bibliotecas universitárias em um cenário de crise: mediação da informação por meio das redes sociais durante a pandemia de COVID-19. Informação em Pauta. 2020 [acesso 04/07/2021];5(1). Disponível em: https://bit.ly/32f7jLd.
                                            [27] => /*ref*/Almeida LM. Mediação e competência em informação: percepção da comissão de educação de usuários do sistema de bibliotecas da UFC [Tese de maestria]. Fortaleza: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará; 2019.
                                            [28] => /*ref*/De Lucca DM, Vitorino EV. Competência em informação e necessidades de informação de idosos: o papel do profissional da informação nesse contexto. Informação & Informação. 2019;24(1). DOI: https://10.5433/1981-8920.2019v24n1p458
                                            [29] => /*ref*/Faria MGG. Competência em informação para comunidades: empoderamento e protagonismo social. Perspectivas em Ciência da Informação. 2019;24(1). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2614.
                                            [30] => /*ref*/Santos AS. Inclusão digital na biblioteca universitária: desenvolvimento de competência informacional nos usuários cegos e com baixa visão do espaço acessibilidade da BICEN [Tese de maestria]. São Cristóvão: Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, Universidade Federal de Sergipe; 2019.
                                            [31] => /*ref*/Botelho A. O contador de histórias: perfil social, competências, recursos e locais de atuação: um olhar voltado para a contação de histórias para crianças [Tese de mestrado]. Marília: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista; 2018.
                                            [32] => /*ref*/Carneiro BLF. Aprendizagem móvel, competência em informação e mediação: interlocução sob a ótica do paradigma social da ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2018 [acesso 04/07/2021]; 23(52). Disponível em: https://bit.ly/3eudAY8.
                                            [33] => /*ref*/Carvalho ACG, Nascimento MGS, Bezerra MG. A mediação da informação na narrativa oral e na história de vida: proposições dialogais. RDBCI. 2018;16(2). Disponível em: https://bit.ly/38e3WYK.
                                            [34] => /*ref*/Costa D. Perspectivas de informação em práticas lúdicas: o jogo digital enquanto mediador infocomunicacional [Tese de maestria]. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2018. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/970.
                                            [35] => /*ref*/Silva LF, Paiva EB. Mediação, competência e educação de usuário: um estudo no arquivo da justiça federal da paraíba. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação; Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2018 [acesso 04/07/2021]. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103488
                                            [36] => /*ref*/Brito RG, Vitorino VM. O bibliotecário e a mediação da informação no contexto das bibliotecas universitárias. REBECIN. 2015 [acesso 04/07/2021];2(1). Disponível em: https://bit.ly/3etwK0u.
                                            [37] => /*ref*/Rodrigues TF. O Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI) na perspectiva da competência informacional: os múltiplos olhares da Ciência da Informação [Tese de maestria]. João Pessoa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba; 2017.
                                            [38] => /*ref*/Pereira CCM. Mediação da informação em comunidades quilombolas. Páginas A&B. 2016;3(especial). Disponível em: https://bit.ly/38jXyPw
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2022 Adelaide Helena Targino Casimiro, Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Marco Antônio Almeida Llarena, Rosilene Agapito da Silva Llarena
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)