Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:23:33Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/conci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18043
                            [datestamp] => 2023-07-16T19:48:13Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => conci:TRAD
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Rumo a "uma sociedade do saber": abordagem etno-informacional da "cultura da informação"
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Couzinet, Viviane
                                            [1] => Lopes Ginez de Lara, Marilda
                                            [2] => Yumiko Kobashi, Nair
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Cultura da informação
                                            [1] => Competência em informação
                                            [2] => Cultura informacional
                                            [3] => Viviane Couzinet
                                        )

                                    [description] => Diversos trabalhos de pesquisadores, de profissionais de bibliotecas e de centros de documentação, em escala internacional, mostram que não é recente a preocupação em facilitar o acesso à informação (BAWDEN, 2001; BRUCE, 2002). Os conteúdos e os métodos usados para capacitar o usuário têm sido objeto de inúmeros debates em revistas científicas e em conferências mundiais organizadas por associações profissionais. Essa temática é, com efeito, reconhecida como essencial para refletir sobre o compartilhamento de saberes e para compreender como pode ser adquirida a competência em informação. Trata-se de tornar-se tão apto quanto possível para enfrentar as mudanças futuras na vida profissional e pessoal em uma sociedade voltada para a circulação de ideias. Esse fenômeno, qualificado como "sociedade da informação", não é novo, como nos lembra o glossário crítico a ele consagrado (COMISSION NATIONALE FRANÇAISE POUR L’UNESCO, 2005, p. 11). Mas, o que é mais recente é o resgate de seu sentido político-econômico e a confusão entre "informação" e "tecnologias da informação". Pode parecer que ter uma "cultura da informação" seria comparável a dominar os dispositivos técnicos. Porém, saber usar as máquinas e a Internet não é suficiente para entender e se apropriar de conteúdos. O processo de elaboração de informações envolve muitos atores, proponentes de projetos, que é necessário distinguir. As ferramentas de acesso à informação não respondem apenas à função a elas atribuídas a priori. A informação aqui considerada é a informação especializada, útil para avançar, que designamos no singular para expressar a ação, o processo pelo qual um sujeito se informa. ConCI, v. 4, edição especial, 2022 DOI: 10.33467/coemcixxxxx TRADUÇÃO 3 Para contribuir para o debate desta questão, centrada na “cultura da informação" ou "information literacy"5, propomos partir de dois exemplos de objetos que desencadeiam pesquisas: a bibliografia e a organização de saberes, que desenvolvemos em outros estudos (COURBIÈRES, COUZINET, 2005; COUZINET, 2008). Eles serão parcialmente retomados aqui para expor a complexidade do acesso à informação e os desafios a eles subjacentes, como revelam as pesquisas científicas, a fim de enfatizar os aspectos que os usuários de bibliotecas ou pesquisadores de informações online desconhecem. Situado no contexto francês, será abordada a emergência dos novos paradigmas e reunidos vários pontos de vista para definir "cultura da informação". Em seguida, por meio do cruzamento da abordagem informacional e etnológica, serão apresentadas as etapas da cultura da informação. Trata-se, portanto, de expor os elementos de uma reflexão que amplia o debate iniciado em encontros científicos e que se alimenta das discussões mantidas no âmbito de uma equipe de pesquisa.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2022-10-11
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                            [2] => text/xml
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18043
                                            [1] => 10.33467/conci.v5i.18043
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; v. 5 (2022): Edição especial: Viviane Couzinet; 1-32
                                            [1] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 5 (2022): Edição especial: Viviane Couzinet; 1-32
                                            [2] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 5 (2022): Edição especial: Viviane Couzinet; 1-32
                                            [3] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 5 (2022): Edição especial: Viviane Couzinet; 1-32
                                            [4] => 2595-4768
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18043/13015
                                            [1] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18043/13130
                                            [2] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/18043/13131
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)