Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:23:13Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/conci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13694
                            [datestamp] => 2021-08-31T11:50:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => conci:EIXO3
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => ExpoROI: : dinâmicas no ensino de Organização da Informação no curso de Gestão da Informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Braz, Márcia Ivo
                                            [1] => Nascimento, Felipe Mozart de Santana
                                        )

                                    [description] => Um dos desafios no ensino em Ciência da Informação é aproximar as situações e problemas de informação cotidianos da teoria habitual em sala de aula. No curso de graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal de Pernambuco é previsto que dentre outras competências, o gestor tenha atitudes e habilidades pautadas na representação, organização esistematização de informações, utilizando-se dos resultados desses processos para embasar a tomada de decisão de seus clientes e nas organizações onde atua, o que é possível com um alinhamento entre teoria e prática nas disciplinas de Organização da Informação. O objetivo deste trabalho foi descrever as dinâmicas adotadas na disciplina Recursos para Organização da Informação e os processos desenvolvidos com os alunos, que culminaram na primeira Exposição de Recursos para Organização da Informação - ExpoROI. Em um primeiro momento, discute-se os desafios no ensino da Organização da Informação e as questões que motivaram o desenvolvimento do trabalho. Em seguida, tem-se a perspectiva metodológica, a qual foi descritiva-qualitativa, com o detalhamento das etapas vivenciadas desde a apresentação e caracterização dos conteúdos de Recursos para Organização da Informação, as atividades em sala de aula e a culminância com a Exposição de Recursos para Organização da Informação. Como resultado, percebeu-se que a aproximação dos conteúdos teóricos com o cotidiano vivenciado pode incentivar de modo mais eficiente os diagnósticos e aplicações das ferramentas de Organização da Informação, o que foi expresso com os 11 trabalhos desenvolvidos. As avaliações positivas por parte dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação que figuraram como comissão julgadora, além da autoavaliação dos discentes participantes confirmaram a premissa inicial de forma exitosa.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2020-05-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13694
                                            [1] => 10.33467/conci.v2i3.13694
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; v. 2 n. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 232-250
                                            [1] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 232-250
                                            [2] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 232-250
                                            [3] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 232-250
                                            [4] => 2595-4768
                                            [5] => 10.33467/conci.v2i3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13694/10510
                                )

                        )

                )

        )

)