Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:23:11Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/conci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13687
                            [datestamp] => 2021-08-31T11:50:31Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => conci:EIXO3
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Práticas educativas e curriculares desenvolvidas no Curso de graduação em Biblioteconomia
                                    [creator] => Marinho, Raimunda Ramos
                                    [description] => Análise das necessidades formativas e do perfil profissional, elementos que são entendidos como produto das relações sociais mediadas pelas atividades humanas, mas que, ao longo do processo de formação profissional, sofrem significativas mudanças, pois tornam-se reflexo das transformações ocorridas no contexto em que estão inseridos. O objetivo deste ensaio é trazer a lume a preocupação com determinadas expectativas formativas do processo de profissionalização do bibliotecário e do mundo do trabalho informacional, de modo a destacar as competências de gestão necessárias ao exercício profissional em contextos de relações sistêmicas, complexas e incertas. As reflexões se pautam em aspectos teóricos sobre práticas docentes e na experiênciadesenvolvida no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).Toma-se como ponto de referência o componente curricular ‘Planejamento em unidades de informação’. É um relato de experiência de natureza qualitativa, caráter descritivo e que objetiva registrar uma situação real, baseada no trabalho cotidiano ou nas experiências de sala de aula, bem como elencar os princípios que fundamentam as práticas pedagógicas.De acordo com a perspectiva teórica adotada, essas situações só podem ser compreendidas na perspectiva da totalidade, ou seja, como síntese de múltiplas contradições. Conclui-se que a formação profissional de bibliotecários nos cursos de graduação possui fragilidades empíricas, sendo que as principais são: fragmentação do ensino entre conteúdos,repasse do conhecimento prático-conceitual e ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2020-05-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13687
                                            [1] => 10.33467/conci.v2i3.13687
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; v. 2 n. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 141-170
                                            [1] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 141-170
                                            [2] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 141-170
                                            [3] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 141-170
                                            [4] => 2595-4768
                                            [5] => 10.33467/conci.v2i3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13687/10507
                                )

                        )

                )

        )

)