Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:23:09Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/conci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13673
                            [datestamp] => 2021-08-31T11:50:38Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => conci:EIXO2
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Sistemas de organização do conhecimento:  : semelhanças e diferenças
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Nascimento, Felipe Mozart de Santana
                                            [1] => Pinho, Fábio Assis
                                        )

                                    [description] => A Ciência da Informação é dotada por conceitos multidisciplinares que permeiam as áreas que alicerçam seu desenvolvimento enquanto ciência. Tão logo, percebe-se como desafio aos docentes o domínio de parte desses conceitos. Esta pesquisa explora a área de Organização do Conhecimento, principalmente ao que tange os Sistemas de Organização do Conhecimento. Assim, objetiva analisar os Sistemas de Organização do Conhecimento, a saber: taxonomias, tesauros e ontologias, com a finalidade de construir um quadro teórico estabelecendo as diferenças esemelhanças entre eles. Para tanto, justifica-se pelo caráter relevante de compreender os conceitos e funcionalidades, bem como as diferenças e semelhanças desses sistemas e pela contribuição com o campo da Organização do Conhecimento, pela caracterização disciplinar e por explorar instrumentos de organização do conhecimento. Quanto à caracterização metodológica, essa pesquisa é classificada como um estudo exploratório e bibliográfico, quanto ao percurso metodológico seguiu-se as etapas de levantamento bibliográfico, definição dos conceitos gerais dos sistemas e identificação de diferenças e semelhanças entre os sistemas em estudo. Aponta-se, portanto, que a leitura e aplicação deste estudo em sala de aula promove uma reflexão para que se explorem os sistemas taxonomia, tesauro e ontologia compreendendo conceitos e pontos de convergências e divergência entre eles, além de decidir qual sistemadesenvolver e quais suas aplicações funcionais.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe
                                    [date] => 2020-05-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13673
                                            [1] => 10.33467/conci.v2i3.13673
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; v. 2 n. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 104-122
                                            [1] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 104-122
                                            [2] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 104-122
                                            [3] => ConCI: Convergências em Ciência da Informação; Vol. 2 No 3 (2019): Anais do 3º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 3º ERECIN N-NE; 104-122
                                            [4] => 2595-4768
                                            [5] => 10.33467/conci.v2i3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13673/10499
                                )

                        )

                )

        )

)