Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:19:50Z
    [request] => http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6619
                            [datestamp] => 2017-04-03T12:18:47Z
                            [setSpec] => bibliomar:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => AS LEIS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA MARANHENSE
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Monteiro, Andréia
                                            [1] => Pajaú, Rita
                                            [2] => Barroso, Tátila
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Primeira República. Maranhão. Instrução Primária. Legislação
                                            [1] => Fontes históricas
                                        )

                                    [description] => A legislação tem sido utilizada como importante ferramenta para investigação na área da história da educação, pois por meio dela é possível resgatar as ações que governantes instituíram no campo educativo. Nesse sentido, esse estudo busca entender o uso das leis como fonte evidenciando a sua importância como recurso para pesquisas em História da Educação Primária na Primeira República Maranhense. A metodologia escolhida foi de cunho bibliográfico e documental. Na primeira, obras de Pesavento (2012), Bacellar (2011), Stephanou e Bastos (2009) e outros autores nos ajudaram a compreender os três eixos: lei, fontes e história da educação; na segunda, priorizamos as seguintes etapas: mapeamento das leis (levantamento geral sobre as leis da instrução primária na Colleção de leis e decretos do estado do Maranhão); identificação e categorização dos assuntos abordados; análise e apresentação dos dados. Foi possível identificar os principais assuntos destacados na legislação, como créditos para criação, manutenção e transferência de cadeiras e escolas (masculinas, femininas e mistas), organização e reorganização do ensino; vencimentos de professores; equiparação do ensino, grupos escolares, etc. Compreendemos assim que o uso da legislação como fonte de informação possibilita pesquisadores a identificar quais as ações foram privilegiadas pelos governantes no campo da instrução primária, contribuindo para a produção e ampliação de novas pesquisas no campo da história da educação.
                                    [publisher] => Universidade Federal do Maranhão
                                    [date] => 2017-04-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6619
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Bibliomar; v. 15, n. 1/2, jan./dez. 2016; 49-63
                                            [1] => 2526-6160
                                            [2] => 1677-7220
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6619/4271
                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Revista Bibliomar
                                )

                        )

                )

        )

)