Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:19:39Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59637
                            [datestamp] => 2023-10-19T15:16:27Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => FOTOGRAFIA E O PERTENCIMENTO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Acselrad, Marcop
                                            [1] => Araujo, Helosa Maria de Castro
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => fotografia
                                            [1] => povos originários
                                            [2] => decolonialidade
                                        )

                                    [description] => Este trabalho, cujo título “Fotografia e o pertencimento de povos originários do Brasil” surge a partir do primeiro capítulo da dissertação apresentada e defendida em janeiro de 2023 no Programa de Pós-graduação em comunicação na linha 1 de pesquisa em fotografia e audiovisual da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida a partir de estudos decoloniais, descoloniais e contra coloniais sobre fotografia, povos originários e decolonialidade de modo a circular caminhos pela história da fotografia capazes de pluralizar olhares contra a história única da imagem de indígenas brasileiros, com o título ‘Fotografia dos povos originários no instagram: análise e retomada’. De que forma a história da fotografia contribui para as relações e agenciamentos entre fotógrafo e fotografados? Com o suporte dos estudos de autores como Walter Benjamin, Grada Kilomba, Ariella Azoulay, Antônio Bispo e Daniel Munduruku, utilizando as costuras da metodologia decolonial, foi possível observar o quanto ainda precisamos estar atentas/os às imagens que oprimem corpos indígenas, e fazer despertar, enquanto responsáveis, de forma consciente, narrativas alternativas que possam trazer consigo a pluralidade imagética dos nossos povos originários.
                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2023-10-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/59637
                                            [1] => 10.61358/policromias.v8i2.59637
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 8 n. 2 (2023); 82-102
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.v8i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/59637/32959
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                )

                        )

                )

        )

)