Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:49:10Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58683
                            [datestamp] => 2023-12-21T17:56:59Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => THE HYBRIDISM OF THE SOUND PHENOMENON AND ITS UNFOLDING IN HERMETO PASCOAL’S PRODUCTION
                                            [1] => O HIBRIDISMO DO FENÔMENO SONORO E SEU DESDOBRAMENTO NA PRODUÇÃO DE HERMETO PASCOAL
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sant'Anna, Denise Blanco
                                            [1] => Saraiva, Juracy Assmann
                                        )

                                    [subject] => Sonoridades. Hibridismo Sonoro. Música. Paisagem Sonora. Hibridismo Cultural.
                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article reflects on the sonorities that coexist in cultural dynamics and characterizea hybrid listening, being the target of reinventions in the face of social transformationsand the way of seeing the world. It is from this perspective that we propose an immersionin the universe of sound and music, in its relationship between materiality and meaning,highlighting sound, noise, silence, and music as a hybrid fusion that intensely affects thecontemporary sound field. In this hybridism, from which sound emerges as a physicalphenomenon that unfolds in expressions that range from voiceovers to music, MurraySchafer’s concept of soundscape stands out, and Hermeto Pascoal’s musical hybridismbecomes evident. Based on an interdisciplinary reflection, fundamentals of acoustics andits properties, of musical field, of sound as matter and cultural representation, and of soundhybridism contribute for this interlocution. Sound is conceived as a sign, whose meaning isapprehended by active listening, and the artist Hermeto Pascoal is exposed as an exampleof a human sound texture, a plural subjectivity, generated by memories of daily life, by oralexpression, by emotions, articulation that makes his musical production a peculiar soundhybridism. In its conclusion, the article relates the hybrid form of sounds with the diversityand multiplicity of reality, suggesting that reflection on sound hybridism can be a vehiclefor bringing human beings closer together and renewing.
                                            [1] => Este artigo reflete sobre sonoridades que coexistem na dinâmica cultural e caracterizam uma escuta híbrida, sendo alvo de reinvenções diante das transformações sociais e da forma de ver o mundo.  É nessa perspectiva que se propõe uma imersão no universo sonoro e musical, em sua relação entre materialidade e sentido, destacando o som, o ruído, o silêncio e a música como uma fusão híbrida que assola, de modo intenso, o campo sonoro contemporâneo. Nesse hibridismo, de onde emerge o som como fenômeno físico que se desdobra em expressões que vão de locuções à música, destaca-se a contribuição do conceito de paisagem sonora de Murray Schafer e se evidencia o hibridismo musical de Hermeto Pascoal. Para essa interlocução, com base em uma reflexão interdisciplinar, contribuem fundamentos da acústica e suas propriedades, do campo musical, do som como matéria e representação cultural e do hibridismo sonoro. O som é concebido como um signo, cuja significação é apreendida pela escuta ativa, e expõe-se o artista Hermeto Pascoal como exemplo de uma textura sonora humana, uma subjetividade plural, gerada por memórias da vida cotidiana, pela expressão oral, por emoções, articulação que faz de sua produção musical um hibridismo sonoro peculiar. Em sua conclusão, o artigo relaciona a forma híbrida dos sons com a diversidade e a multiplicidade do real, sugerindo que a reflexão sobre o hibridismo sonoro pode ser veículo de aproximação entre os seres humanos e de renovação. 
                                        )

                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2023-12-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/58683
                                            [1] => 10.61358/policromias.2023.v8n3.58683
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 8 n. 3 (2023); 98-123
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                            [3] => 10.61358/policromias.2023.v8n3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/58683/39727
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)