Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:18:56Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/46721
                            [datestamp] => 2023-09-19T19:05:58Z
                            [setSpec] => policromias:DOS
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => VOOS NA SABEDORIA: O ENSINO DO PATXÔHÃ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA KIJETXAWÊ ZABELÊ
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Oliveira, Cristiane Maria de
                                            [1] => da Costa, Francisco Vanderlei Ferreira
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => língua Patxôhã
                                            [1] => ensino de língua
                                            [2] => política linguística
                                            [3] => decolonial.
                                        )

                                    [description] => As práticas pedagógicas são o tema central deste estudo. Práticas que são empreendidas por docentes e por outros agentes na comunidade Pataxó para o ensino da língua Patxôhã. Essa maneira de pratica docente, inovadora para os padrões ocidentais, é a metodologia escolhida por esse grupo indígena para trabalhar a revitalização/retomada de sua língua ancestral. E essa metodologia de ensino é uma política linguística própria e decolonial. Assim, a partir da experiência docente e de gestão em uma escola Pataxó, o texto procura explanar a política linguística construída por essa comunidade indígena para que a língua Patxôhã possa transpor os muros da escola e se tornar uma língua da comunidade. Os exemplos que são citados definem uma postura epistêmica autônoma e definitiva para que as propostas pedagógicas possam assumir uma postura étnica. Desta forma, os saberes e os posicionamentos do grupo quanto ao ensino de língua são os elementos centrais deste debate.
                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2021-08-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/46721
                                            [1] => 10.61358/policromias.v6i2.46721
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 6 n. 2 (2021); 463-486
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/46721/25242
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                )

                        )

                )

        )

)