Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:17:57Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36217
                            [datestamp] => 2023-09-19T19:09:45Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O SENTIDO DAS PALAVRAS ÍNDIO E LÍNGUA PORTUGUESA EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL
                                    [creator] => Benevides, Francisco de Assis
                                    [description] => RESUMO: Neste trabalho, realizamos análises em excertos retirados de um livro didático de língua portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, Para Viver Juntos, com o objetivo de identificar os sentidos das palavras índio e língua portuguesa neles constituídos. A nossa hipótese inicial de pesquisa é que os textos encontrados no livro didático, constituinte do corpus, poderiam demonstrar tanto lugar social defensor do respeito à diversidade, quanto aqueles reiteradores do preconceito contra o índio, ou seja, memoráveis que remontam registros históricos que constituem sentidos de exclusão social do índio e do posicionamento da língua portuguesa como instrumento de colonização linguística no Brasil. Esta pesquisa está filiada à Semântica do Acontecimento (SA), proposta por Eduardo Guimarães (2002), o qual entende que os sentidos se constituem no acontecimento do dizer. Tendo em vista a concepção de não-transparência da língua, a teoria da SA possibilita observar sentidos e relações entre termos linguísticos de um texto a partir das relações históricas. Deste modo, com base nos conceitos analíticos da Semântica do Acontecimento, durante nosso percurso metodológico de análise consideramos os procedimentos enunciativos de produção de sentido – a reescrituração e a articulação; a construção de um DSD (Domínio Semântico de Determinação) e a temporalidade.
                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2021-03-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/36217
                                            [1] => 10.61358/policromias.v5i3.36217
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 5 n. 3 (2020); 256-293
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/36217/22743
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                )

                        )

                )

        )

)