Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:17:16Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19833
                            [datestamp] => 2023-09-19T20:18:34Z
                            [setSpec] => policromias:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => IMPERATRIZ NO FIM DO MUNDO: MEMÓRIAS DÚBIAS DE AMÉLIA DE LEUCHTEMBERG (1992), DE IVANIR CALADO: A TRANSIÇÃO DO DESCONSTRUCIONISMO PARA A MEDIALIDADE NA ESCRITA HÍBRIDA DE HISTÓRIA E FICÇÃO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gomes, Gislaine
                                            [1] => Fleck, Gilmei Francisco
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Novo romance histórico latino-americano. Metaficção historiográfica. Romance histórico contemporâneo de mediação. Imperatriz no fim do mundo
                                            [1] => memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992).
                                        )

                                    [description] => A obra Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg, de Ivanir Calado (1992), narrativa híbrida latino-americana publicada no pós-boom, chama a atenção, pois existem estudos que o classificam em diferentes modalidades do gênero romance histórico. De acordo com as teorias sobre esse gênero (AÍNSA (1991); HUTCHEON (1991), MENTON (1993)), até recentemente havia certa confusão na classificação de obras, especialmente aquelas publicadas a partir de 1980, pois ocorreu, por parte dos escritores, uma reação direta ao desconstrucionismo e ao experimentalismo das modalidades do novo romance produzidas na fase áurea do boom latino-americano. A escrita híbrida do pós-boom não se encontra amplamente contemplada, nem adequadamente discutida, nas produções teóricas até o início do século XXI. Nesse sentido, tomamos como objeto de discussão duas classificações da obra de Calado: Santos (2000) e Silva (2016), que procuram classificar a obra entre o novo romance histórico latino-americano e a metaficção historiográfica -- modalidades da fase crítica, experimentalista e desconstrucionista do gênero. Apoiados na produção teórica mais recente (FLECK, 2017), buscamos evidenciar que a obra de Calado (1992) revela traços de reação às modalidades desconstrucionistas mediando o tradicionalismo acrítico e a ampla desconstrução e experimentação da fase crítica instaurada por Carpentier em 1949.
                                    [publisher] => Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                    [date] => 2018-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/19833
                                            [1] => 10.61358/policromias.v3i2.19833
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; v. 3 n. 2 (2018); 129-148
                                            [1] => 2448-2935
                                            [2] => 2448-2935
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/19833/12735
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som
                                )

                        )

                )

        )

)