Array
(
    [responseDate] => 2023-12-26T02:14:32Z
    [request] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/86
                            [datestamp] => 2022-02-10T19:43:52Z
                            [setSpec] => fcrb:REL
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Museu e indivíduo globalizado
                                    [creator] => Viana, Karina Muniz
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Museu
                                            [1] => Museologia
                                            [2] => Mídias Digitais
                                            [3] => Instagram
                                        )

                                    [description] => O artigo apresenta alguns conceitos pautados nos resultados alcançados durante o processo de investigação da pesquisa-dissertação da autora, realizada de 2014 a 2016. O estudo se dedicou a análise do processo de empoderamento do indivíduo globalizado, sendo este definido pela autora: como aquele que transita autonomamente pelas mídias digitais por intermédio de aparelhos móveis; a pesquisa investigou o ambiente tecnológico virtual, tecido pelos novos protocolos comunicacionais e suas relações com este indivíduo e o museu. Apresentaremos aqui, apenas um recorte pontual, de como o indivíduo utiliza o aplicativo Instagram nas redes sociais e suas diferentes ressignificações e produções de novas subjetividades no substrato digital. E a apropriação do museu como um verdadeiro laboratório imagético, resultando na difusão virtual desse uso em consonância com as variadas formas com que opera esses dispositivos móveis. Nesse arcabouço comunicacional é revelado, no ambiente digital, novas subjetividades que são permeadas pelo que se institui, patrimônio digital empírico. Nesse novo corpo comunicacional imerso nas tecnologias digitais, o museu se revela enquanto fenômeno e potência: ele está suscetível às experiências dos mais diferentes saberes e poderes. Se reconfigura como um espaço exploratório para as tecnociências contemporâneas, estabelecendo um elo entre o humano e o mundo – seja ele digital, virtual ou real.
 
Museu; Museologia; Mídias digitais; Instagram.
                                    [publisher] => Memória e Informação
                                    [date] => 2019-12-17
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/86
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Memória e Informação; v. 3 n. 2 (2019): Memória e Informação; 137-144
                                            [1] => 2594-7095
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/86/65
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Memória e Informação
                                )

                        )

                )

        )

)