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                                            [1] => ESTRATÉGIA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ENTRE UNIVERSIDADE PÚBLICA E EMPRESAS PRIVADAS A PARTIR DO MODELO DE NEGÓCIOS HÉLICE TRÍPLICE 
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                                            [0] => The objective of this work was to elaborate a proposed model for negotiating with the market about technology transfer of the sports assets generated by the Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) of the Federal University of Alagoas, based on the triple helix. The bibliographical and documental research was used, having a qualitative approach because it is about collecting and evaluating information with a variation of the Business Model Canvas, supported by Osterwalder and Pigneur (2011). To account for the government-university-company interaction model, there was theoretical support from Valente (2010); Mazzucato; Penna (2016); Almeida (2005); Oliveira, et. al. (2017); Willerding (2020), among others. The work is relevant for enabling the understanding of the technology transfer business model suitable for the IEFE, enhancing the negotiation of the institute's technology transferable assets, besides showing the logic of value generation in the negotiation with the market. A platform created from the business model was made available with information needed for technology transfer negotiation, which can be adapted to generate a draft initial contract that consolidates the technology transfer negotiation. It is concluded that the technology transfer negotiation model presented a robust proposal of information that can contribute to the areas of contracts, triple helix and asset negotiation.
                                            [1] => O objetivo do estudo foi o de elaborar uma proposta de modelo para negociação com o mercado sobre transferência de tecnologia dos ativos de esporte gerados pelo Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas, a partir da tríplice hélice. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, tendo abordagem qualitativa por se tratar de coleta e avaliação das informações com uma variação do Business Model Canvas, com respaldo de Osterwalder e Pigneur (2011). Para dar conta do modelo de interação governo-universidade-empresa, houve o apoio teórico de Valente (2010); Mazzucato e Penna (2016); Almeida (2005); Oliveira, et. al. (2017); Willerding (2020), dentre outros. O trabalho possui relevância por possibilitar a compreensão do modelo de negócio de transferência de tecnologia adequado para o IEFE, potencializando a negociação dos ativos passíveis de transferência de tecnologia do instituto, além de mostrar a lógica de geração de valor na negociação com o mercado. Foi disponibilizada uma plataforma criada a partir do modelo de negócio com informações necessárias para a negociação de transferência de tecnologia, que pode ser adaptada para gerar uma minuta de contrato inicial que consolide a negociação da transferência de tecnologia. O modelo de negociação de transferência de tecnologia apresentou uma proposta robusta de informações que pode contribuir com as áreas de contratos, hélice tríplice e de negociação de ativos.
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