Array
(
    [responseDate] => 2023-12-19T11:25:23Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/5423
                            [datestamp] => 2020-09-26T21:14:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Knowledge Organization in role-playing video games through ontologies
                                            [1] => A Organização do Conhecimento no RPG eletrônico por meio de ontologias
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Miranda, Marcos Luiz Cavalcanti de
                                            [1] => Santos, Samantha Alves Rodrigues dos 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Knowledge Organization
                                            [1] => Ontology
                                            [2] => RPG
                                            [3] => Role-Playing Game
                                            [4] => Video Game
                                            [5] => Facet Analysis
                                            [6] => Knowledge Organization Systems
                                            [7] => Organização do Conhecimento
                                            [8] => Ontologia
                                            [9] => RPG
                                            [10] => Jogo de Interpretação de Papéis
                                            [11] => Jogo Eletrônico
                                            [12] => RPG eletrônico
                                            [13] => Análise Facetada
                                            [14] => Sistemas de Organização do Conhecimento
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This work investigates the Knowledge Organization and its application to video games, exposing the challenges and issues in this activity. It proposes the ontology as an adequate Knowledge Organization resource to represent born- digital materials, according to the Syntactic Web paradigm. The work uses as a thematic approach the practical study of the video game genre known as RPG (Role-Playing Game), exposing its characteristics, elements and hierarchies. As a methodology, it employs exploratory research, where the Knowlegde Organization content is approached, from the definition of what is Knowledge Organization, what is a concept, what is a Knowledge Organization System and what is an ontology, until the specific part about video games and its specifics in representation. The study also offers an application of the researched content, through a facet analysis of video games applied to the creation of an ontology, while it’s done experimentally step-by-step. It approaches the potential of the ontologies showing the example of the application of ontologies to the video game knowlegde organization.
                                            [1] => Investiga a Organização do Conhecimento e sua aplicação aos jogos eletrônicos, expondo os desafios e problemas desta atividade. Propõe a ontologia como uma forma de Organização do Conhecimento adequada para representar materiais nascidos no formato digital, de acordo com o paradigma da Web Semântica. Utiliza como recorte temático o estudo prático do gênero de jogos eletrônicos chamado RPG (Role-Playing Game), expondo suas características, elementos e hierarquias. Emprega como método a pesquisa exploratória, onde o conteúdo da Organização do Conhecimento é abordado, desde a definição do que é a Organização do Conhecimento, o que é o conceito, o que é um Sistema de Organização do Conhecimento e o que é uma ontologia, até a parte específica sobre os jogos eletrônicos e suas especificidades na representação. Oferece uma aplicação do conteúdo pesquisado, por meio de uma análise facetada dos jogos eletrônicos aplicada à construção de uma ontologia, sendo essa construção feita experimentalmente passo-a-passo. Aborda o potencial da ontologia ilustrando com o exemplo da aplicação da ontologia à organização dos jogos de RPG eletrônico.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2020-09-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5423
                                            [1] => 10.21721/p2p.2020v7n1.p107-131
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 7 No. 1 (2020); 107-131
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 7 n. 1 (2020); 107-131
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5423/5038
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5423/5039
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 P2P E INOVAÇÃO
                                )

                        )

                )

        )

)