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                    [0] => Discute a mediação da informação e a ação de interferência relacionando o audiovisual como uma forma de participação política e uma luta por autorrepresentação vista por um coletivo de mídia alternativa da periferia da cidade de Belém-Pará. Torna-se central na nossa discussão a compreensão da ação de interferência em que indivíduos e coletivos da periferia utilizam a própria experiência contrapondo certos estereótipos que os reduz emuma categoria simplista. Isso, torna-se fundamental paraanalisar a MI eas múltiplas linguagens. Do ponto de vista metodológico caracteriza-se por ser de natureza qualitativa do tipo exploratório, adota como métodos a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando referenciais teóricos específicos da CI e da comunicação que tratam das múltiplas linguagens, narrativas audiovisuais eautorrepresentação. Utilizou-se também a análise de conteúdo e a análise de enquadramento, as quais caracterizam a organização das vivências e falas quando os indivíduos se encontram num espaço, contam com um corpo em que agem concretamente ecompõem ordens legítimas, mediada através da comunicação. Como resultado, observou-se que os instrumentos utilizados nas ações do coletivo de mídia alternativa e a preparação dos materiais audiovisuais, são encontrados nas abordagens de estudos da CI, as quais utilizam os suportes informacionais, assim como as informações que estão presentes de maneira objetiva e simbólica, como as múltiplas linguagens, que são mediadas e discutidas pelos jovens da periferia em busca de mudanças sociais. Por fim, os pesquisadores na CI devem analisar osepifenômenosque atendam às necessidades sociais e sua inserção na MI precisa estar situada. A exemplo, destacam-se as produções audiovisuais de coletivos como práticas emancipatórias informacionais. A inserção de conceitos e aplicações como a autorrepresentação, informação e a documentação popular pautada nas narrativas audiovisuaisno campo da Informação e da Mediação, a nosso ver, ampliam essas experiências.
https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1801/1359 @pt
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