Array
(
    [responseDate] => 2023-12-19T11:05:21Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/61738
                            [datestamp] => 2023-09-01T13:02:28Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Implementação da Alfabetização Midiática e Informacional pelo bibliotecário no âmbito das bibliotecas escolares
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Valladares de Oliveira Soares, Laura
                                            [1] => Fortes Luce, Bruno
                                            [2] => Brasil Estabel, Lizandra
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Alfabetização midiática e informacional
                                            [1] => Biblioteca escolar
                                            [2] => Bibliotecário
                                            [3] => Competência informacional
                                        )

                                    [description] => 
O presente estudo aborda a relação entre a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) e sua implementação por meio da atuação dos bibliotecários no âmbito das bibliotecas escolares. No contexto atual, no qual os indivíduos necessitam compreender o universo informacional e desenvolver a capacidade de identificar e reconhecer suas necessidades informacionais para a seleção e uso das diversas fontes de informação e para a qualidade na realização da pesquisa e nos resultados alcançados, a biblioteca escolar torna-se protagonista para que ocorram os processos de aprendizagem e de construção de conhecimento. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se existem estudos em âmbito nacional que relacionem a AMI e a atuação do bibliotecário que trabalha nas bibliotecas escolares.  Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico das publicações nacionais que abordam esta temática, em bases de dados abertas, até o final de novembro de 2021. Foi realizada a análise de sete publicações recuperadas nesta busca. A partir do resultado da análise dos dados coletados, foi possível perceber que apesar da necessidade de urgência na sua implantação, o tema AMI ainda é pouco explorado pelos pesquisadores brasileiros e a sua relação com bibliotecários e bibliotecas escolares é ainda menor. Além disso, os estudos ressaltaram que ainda há muito para ser feito em relação ao desenvolvimento de competências informacionais, mas evidenciaram a necessidade da presença e da atuação do bibliotecário, ressaltando o quão imprescindível é o protagonismo deste profissional no contexto educacional e informacional na escola, nos diferentes tipos de bibliotecas e na sociedade. 

Link: https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i3.5985
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2023-09-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/61738
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 18 n. 2 (2023)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)