Array
(
    [responseDate] => 2023-12-19T11:00:01Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59413
                            [datestamp] => 2022-05-28T21:32:00Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Relação entre docentes e discentes na ciência da informação: uma análise geracional entre imigrantes digitais e nativos digitais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Alex Serrano de Almeida
                                            [1] => Cristiano Lanza Savegnago
                                        )

                                    [description] => A relação entre os professores imigrantes digitais e os discentes nativos digitais, sob a perspectiva de que os nativos possuem maior proficiência digital/tecnológica prescreve um relevante ponto de discussão, especialmente observando se essa proficiência está realmente ligada às práticas da pesquisa científica. O objetivo do presente estudo é prospectar sobre a relação educacional dos docentes (imigrantes digitais) e os discentes (nativos digitais) sob a percepção das competências tecnológicas em prol do desenvolvimento do ensino e da pesquisa na ciência da informação. Nessa direção, é possível ponderar acerca dos manejos tecnológicos dos docentes que atuam na educação superior, os quais se deparam com a inserção de indivíduos da geração Z nas salas de aula das universidades brasileiras. Esse trabalho científico traz uma abordagem qualitativa, se baseando no tratamento conceitual de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Acredita-se, que a inovação pedagógica universitária, competência em informação e metodologias alternativas tornam-se os principais aliados para a compreensão da conjuntura atual da educação superior, sob a intenção de um alinhamento das diferentes gerações, que por vezes se embatem sobre o trato tecnológico e a sua relação com a produção científica. Portanto, é importante que se faça uma reflexão cautelosa com vistas a não reforçar discursos que nem sempre condizem com a realidade educacional das instituições de Educação Superior, mas perceber as possibilidades e potencialidades concernentes à ciência da informação para uma convergência de atuação dos docentes e discentes nas ambiências - educacional e social.
Palavras-chave: Nativos digitais, Educação superior, Ciência da informação
Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/20607 
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2021-09-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/59413
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 16 n. 2 (2021)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)