Array
(
    [responseDate] => 2023-12-19T10:59:58Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59410
                            [datestamp] => 2022-05-28T21:32:00Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A contribuição dos modelos de desenvolvimento das competências em leitura e informativas para a sociedade da informação e do conhecimento
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Meri Nadia Marques Gerlin
                                            [1] => Sara Dieny Chaves Ribeiro
                                        )

                                    [description] => Analisa a funcionalidade dos modelos nacionais e internacionais no âmbito da competência leitora, compreendendo como nelas são visualizados processos de formação das habilidades de busca, avaliação, compreensão e uso das diferentes modalidades de leituras na sociedade da informação e do conhecimento. Por meio de um levantamento em bases de dados on-line e um estudo de caso destaca-se a importância dos processos formativos de uma competência leitora articulada com a competência em informação. Ao partir da experiência dos modelos sugeridos em artigos de publicações periódicas, identifica-se a escassez de produções científicas voltadas para essa temática revelando a necessidade de realização de estudos principalmente no Brasil. Ao investigar as orientações do modelo proposto no contexto da Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo, verifica-se a relevância das diretrizes que possam ser utilizados de fato principalmente pelas bibliotecas escolares, universitárias e públicas.
Palavras-chave: Competência leitora, Competência em informação, Sociedade da informação e do conhecimento
Link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26125
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2021-09-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/59410
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 16 n. 2 (2021)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)