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O acesso a bens coletivos como educação e cultura possibilitou ao longo do tempo o desenvolvimento da autonomia dos sujeitos e esta, se tornou elemento fundamental para a construção da noção de empoderamento. A conquista dessa autonomia só foi possível quando os indivíduos se tornaram protagonistas de suas histórias, quando passaram a perceber o peso da própria influência nas decisões coletivas e a importância de sair do estado de passividade para buscar seus direitos. O empoderamento dos sujeitos com suas ações individuais e coletivas são fator indispensável para o desenvolvimento de protagonistas. Destarte, objetiva-se discutira relevância do empoderamento do bibliotecário para a formação de um perfil protagonista, que possibilite desenvolver nos usuários sua autonomia e o interesse pela conquista de seus direitos básicos na sociedade a fim de alcançar a prática da cidadania e da democracia através da participação ativa nas decisões. Como procedimento metodológico fez-se uso de revisão de literatura com consulta a bases de dados e utilização de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados desta revisão indicam que o princípio do empoderamento é ser ativo e não apenas reivindicativo. Ele envolve um processo de conscientização que possibilita a passagem de um estado de passividade para uma consciência crítica. O processo de empoderamento é elemento indispensável para o alcance do protagonismo social e inserimos nesse contexto a atuação do bibliotecário como protagonista do seu espaço e mediador da informação. Concluímos que se tornar protagonista envolve ações de mediação, a priorização de pautas de interesse coletivo e ser representante das demandas e interesses sociais. O bibliotecário protagonista tem a consciência da importância de possibilitar o acesso à informação para a sociedade, ajudando seus membros a exercer a cidadania e a se tornarem protagonistas de suas próprias vidas.
Palavras-chave: Empoderamento; Protagonismo social; Atuação Bibliotecária.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1274
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