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                                    [title] => Produção científica brasileira sobre plágio: caracterização e alcance a partir da base scopus
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                                    [description] => Objetivo: Analisar  a  produção  e  alcance  científico  sobre  o  tema  plágio  na  base Scopus.  Identificar  temáticas, coautorias, instituições, periódicos e autores mais produtivos. Evidenciar o alcance científico da produção por meio das características de seus citantes. Método: A pesquisa foi conduzida sob um viés bibliométrico exploratório, na medida em que se propõe a ampliar a compreensão do contexto brasileiro sobre a referida produção científica. Resultado: Os resultados destacam que plágio, má conduta científica e ética são as palavras-chave mais mencionadas. As  coautorias  foram  realizadas  com  Espanha,  Reino  Unido,  Estados  Unidos,  França  e  Índia.  As  instituições  mais produtivas são representadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP). Quanto  aos  periódicos  mais produtivos,  destaque  para  a  “Revista  Brasileira  de  Educação”.  Dentre  os autores  mais produtivos, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), representada por Vasconcelos, S.M.R. Os principais citantes são provenientes dos Estados Unidos e Brasil, com destaque para as instituições USP e UFRJ.  O periódico citante destacado é o “Scientometrics”, de origem holandesa. Referente aos autores que realizaram mais citações tem-se Amancio, D.R. (USP) e Vasconcelos, S.M.R. (UFRJ). Conclusões: Os  resultados  alcançados  possibilitaram ampliar a  compreensão  sobre  o  contexto  produtivo brasileiro referente ao plágio. O Brasil tem condições de liderar as ações no âmbito latino-americano sobre a questão plágio na produção  científica.  Portanto,  as  garantias  do  conhecimento  comunicado  dependem  da  compreensão  da  teoria  da ciência e da honestidade intelectual no uso dos métodos de pesquisa.
Palavras-chave:Plágio. Produção científica. Bibliometria. Coautorias. Citações.
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e70258/43762
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