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                                    [description] => Objetivo: Apresenta uma reflexão crítica sobre a construção de conhecimento científico, com uso do método pesquisa ação na Ciência da Informação, evidenciando como este método vem sendo utilizado nos estudos sobre competências em informação no Brasil e no Exterior. Apresenta discussão pioneira no campo da Ciência da Informação sobre os tipos ou formas de se trabalhar este método, com ênfase na Ciência-Ação. Método: Metodologicamente, consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem interpretativista, que utilizou as técnicas de pesquisa bibliográfica e análise documental. Foram identificados 27 artigos nacionais e 19 artigos internacionais  pertinentes  à  pesquisa-ação,  publicados  no  período  de  2008  a  2018,  e  recuperados  pelo  Portal  de Periódicos da Capes. Resultado:  Verificou-se  que  a  pesquisa-ação  é  utilizada  em  estudos  com  propósitos  diversificados,  a  exemplo  da elaboração de tesauros, tutoriais, modelos, políticas de desenvolvimento de coleções, programas de competências em informação e políticas de informação. Enquanto método de pesquisa qualitativo, identificou-se que há cinco tipos ou formas de se trabalhar a pesquisa-ação, a saber: tradicional, contextual, educacional, radical e action science ou ciência-ação. Contudo, não há indícios que o método de pesquisa-ação do tipo action science tenha sido abordado no campo da Ciência da Informação no Brasil. No Exterior há apenas dois trabalhos com características aproximadas. Conclusões: Contribui com o campo científico apresentando a definição, origem e as características da Ciência-Ação, discutindo a viabilidade e o potencial de uso desse método no campo da Ciência da Informação e em uma pesquisa de Tese em andamento.
Palavras-chave: Pesquisa-ação. Ciência-Ação. Método qualitativo. Conhecimento científico. Ciência da Informação
Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993/41947
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