Array
(
    [responseDate] => 2023-12-20T09:40:34Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34297
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:09:31Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Uso de redes sociais para suporte de pessoas com baixa visão: estudo de caso do Facebook
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Caran, Gustavo Miranda
                                            [1] => Santini, Rose Marie
                                            [2] => Biolchini, Jorge Calmon de Almeida
                                        )

                                    [description] => O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação pode ser visto como um importante fator para a inclusão social em seus diferentes aspectos - econômicos, sociais, relacionais e informacionais, entre outros. A potencialidade de inclusão é ainda mais relevante para grupos de pessoas que enfrentam condições de vida limitadoras, determinando barreiras sociais. Este trabalho investigou o suporte social oferecido a Pessoas com Deficiência a partir do método de análise de redes sociais. O objetivo foi evidenciar a dinâmica do suporte online para pessoas com baixa visão, amigos e familiares, tomando como estudo de caso o grupo Low Vision do Facebook. A modelagem e a análise quantitativa da rede social foram realizadas a partir do levantamento dos dados sobre os usuários, publica- ções, comentários e curtidas. Os conteúdos foram classificados quanto ao tipo de suporte (Emocional ou Instrumental) e quanto à sua intenção (Oferecido ou Solicitado), representados em grafos enquanto indicadores para a análise. Os resultados apontaram para uma maior frequência de uso do suporte Instrumental e do Oferecido, porém, uma troca mais intensa e abrangente no suporte Emocional e no Solicitado. As limitações da coleta de dados indicam a necessidade de mais estudos empíricos sobre os usos sociais de redes sócio- -técnicas para diferentes tipos de suporte social. O tema aponta para uma agenda de pesquisa sobre o papel da Tecnologias de Informação e Comunicação como condição de possibilidade para inclusão, qualidade de vida e bem-estar da Pessoas com Deficiência.Palavras-chave: Análise de redes sociais. Baixa visão. Deficiente visual. Facebook. Mídias sociais. Suporte social.Link: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2391/2259
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2017-05-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/34297
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 12 n. 1 (2017)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2017 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)