Array
(
    [responseDate] => 2023-12-20T09:36:37Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31710
                            [datestamp] => 2023-03-06T15:09:11Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Processo dialógico entre bibliotecários e usuários: reflexão em torno da utilização dos dispositivos de comunicação da web social
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Raquel do Rosário
                                            [1] => Gomes, Henriette Ferreira
                                            [2] => Duarte, Emeida Nóbrega
                                        )

                                    [description] => A utilização dos dispositivos de comunicação da web social pelas bibliotecas universitárias públicas brasileiras, como um recurso que pode potencializar a mediação da informação por meio da interação entre usuários e bibliotecários é o tema deste trabalho, que teve por objetivo identificar e analisar como as bibliotecas das universidades federais e estaduais têm explorado os recursos de comunicação nos websites para ampliar suas ações voltadas à mediação para o acesso e uso da informação. A técnica da observação direta e intensiva dos websites foi adotada para análise do uso dos dispositivos de comunicação da web social e se o mesmo tem ampliado a mediação realizada pelas bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das IES Estaduais e IFES para o acesso e uso da informação. Constatou-se neste trabalho que, ainda são poucos os casos de bibliotecas que, além de disponibilizarem conteúdos relevantes para auxiliar os usuários no acesso e uso da informação, bem como conteúdos sobre a biblioteca, também vêm explorando os dispositivos para favorecer a participação ativa dos usuários na troca de informações, debates, comentários e manifestação de sugestões. Assim, concluiu-se que, embora em menor quantidade e ainda necessitando de maior planejamento nas ações, há uma parcela das bibliotecas centrais e/ou sistemas de bibliotecas das IES Estaduais e das IFES analisadas que têm procurado avançar no modo de aproximação e de relacionamento com os usuários, como também vêm apresentando uma nova conduta de comunicação por parte dos bibliotecários que se mostraram mais acolhedores e amigáveis na interlocução com os usuários por meio dos dispositivos de comunicação da web social.Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Mediação da informação – Bibliotecas universitárias. Web social – Bibliotecas universitárias.Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/37310
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2016-12-06
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/31710
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 11 n. 2 (2016)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)