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                                    [description] => Diversas transformações ocorridas na sociedade fizeram surgir novas necessidades de informação a serem satisfeitas, surgindo neste âmbito o movimento da competência informacional. Assim, este trabalho tem como objetivo geral averiguar, utilizando-se o enfoque da competência informacional, como os adolescentes que se encontram em situação de baixa renda efetuam suas buscas informacionais. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário constituído por dez questões aplicado a nove estudantes do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar). Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria do Processo de Busca da Informação (ISP) de autoria de Carol Kuhlthau. Encontrou-se como principal resultado a predominância de sentimentos positivos tanto no início do processo de busca da informação quanto no seu final. Observou-se que os estudantes consideram que a prática da pesquisa proporciona aprendizado, contudo indicaram que nem sempre conseguem aplicar em seu cotidiano o que foi aprendido. Constatou-se que a Internet é utilizada pela maioria dos entrevistados como única fonte de consulta. De fato, evidenciou-se que os jovens não possuem esclarecimento sobre o que seja pesquisar e que não se sentem estimulados a expor suas opiniões. Os resultados obtidos apontam que é necessário desenvolver capacidades que tornem o jovem competente informacionalmente.

Palavras-chave: Competência informacional. Teoria ISP. Adolescentes.


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http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/13438/9593
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