Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T14:12:58Z
    [request] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13105
                            [datestamp] => 2023-03-06T13:56:29Z
                            [setSpec] => pbcib:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Minibibliotecas – uma experiência de inclusão social e intercâmbio entre o conhecimento científico e o saber local no meio rural
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Beltrão, Selma Lúcia Lira
                                            [1] => Araújo, Marluce Freire de
                                            [2] => Batista, Juliana Andrea Oliveira
                                            [3] => Pereira, Fernando do Amaral
                                        )

                                    [description] => Este artigo aborda as experiências de estímulo à leitura, à formação de multiplicadores e ao intercâmbio de saberes desenvolvidas por escolas rurais e comunidades de agricultores familiares, quilombolas e pescadores a partir do uso das Minibibliotecas, uma iniciativa criada em 2003 pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Busca-se popularizar a ciência e democratizar o acesso às informações técnicocientíficas geradas pela pesquisa agropecuária ao meio rural e estimular a leitura por meio de acervo formado por livros e cartilhas especialmente elaborados com recursos linguísticos e lúdicos, e por audiovisuais. O objetivo é apresentar como o conhecimento científico pode ser apropriado por jovens e agricultores, associando-se ao saber tradicional para promover inclusão social, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida desses sujeitos com de ferramentas - metodológicas e tecnológicas - adequadas e orientadas para subsidiar processos de educação formal e nãoformal.

Palavras-chave: Embrapa. Educação. Leitura. Conhecimento. Agricultura Familiar.


Link para o texto completo (PDF)

http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/viewFile/207/184
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2012-08-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/13105
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia; v. 6 n. 2 (2011)
                                            [1] => 1981-0695
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia
                                )

                        )

                )

        )

)