Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T13:30:49Z
    [request] => https://periodicos.furg.br/biblos/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.furg.br:article/1901
                            [datestamp] => 2018-03-12T21:19:27Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblos:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A formação pedagógica do arquivista no Século XXI: o aprendizado do Hipertexto
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva Neto, Carlos Eugênio
                                            [1] => Lima, Janecely Silveira de
                                            [2] => Maciel, João Wandemberg Gonçalves
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Hipertexto
                                            [1] => Ação pedagógica
                                            [2] => TDIC
                                            [3] => Arquivologia
                                        )

                                    [description] => O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação.
                                    [publisher] => Editora e Gráfica da FURG - EDGRAF
                                    [date] => 2011-04-24
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1901
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => BIBLOS; Vol. 24 No. 2 (2010); 119-134
                                            [1] => BIBLOS; v. 24 n. 2 (2010); 119-134
                                            [2] => 2236-7594
                                            [3] => 0102-4388
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/1901/1031
                                    [rights] => Copyright (c) 2014 BIBLOS
                                )

                        )

                )

        )

)