Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T13:40:38Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4312
                            [datestamp] => 2020-08-04T05:46:49Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Análise de programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Keyla Sousa
                                            [1] => Sousa, Daniel dos Santos
                                            [2] => Borges, Jussara
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Competências infocomunicacionais
                                            [1] => Educação para a informação
                                            [2] => Programas de formação em competências
                                        )

                                    [description] => A capacidade de localização, seleção e gestão da informação, bem como sua disseminação para públicos adequados está entre as competências mais demandadas na sociedade contemporânea. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de competências infocomunicacionais, de modo que estas e outras ações sejam desenvolvidas conscientemente. Há crescente número de iniciativas voltadas à promoção de competências infocomunicacionais, dispersas tanto em termos de formato, público-alvo ou proposta de formação. Este trabalho pretende contribuir com o conhecimento na área ao sistematizar e analisar os programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais no Brasil e no exterior. Busca ainda apresentar um estudo comparativo dos programas tendo como base o modelo de competências desenvolvido por Borges (2018). O levantamento envolveu pesquisa bibliográfica em bancos de dados das áreas de ciência da informação, educação e comunicação; e documental na Web. Foram recuperadas 34 instituições que promovem ações relativas às competências. Constatou-se que número relevante de ações foca nas competências em informação, enquanto as competências operacionais e em comunicação aparecem em segundo plano. Considera-se que no Brasil há urgência de promover intervenções que busquem preparar o sujeito para lidar com as demandas infocomunicacionais da sociedade contemporânea.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2019-05-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4312
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v48i1.4312
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 48 No. 1 (2019)
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 48 Núm. 1 (2019)
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 48 n. 1 (2019)
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v48i1
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4312/4099
                                            [1] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4312/4912
                                            [2] => 10.18225/ci.inf.v48i1.4312.g4099
                                            [3] => 10.18225/ci.inf.v48i1.4312.g4912
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Keyla Sousa Santos, Daniel dos Santos Sousa, Jussara Borges
                                )

                        )

                )

        )

)