Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T13:40:32Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4239
                            [datestamp] => 2019-04-05T16:30:34Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Imagem, educação e cultura: a formação em fotografia pelas instituições formais e informais de ensino no país
                                    [creator] => Hollanda, Ricardo Silva de
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Imagem
                                            [1] => Memória
                                            [2] => Educação em fotografia
                                            [3] => História da fotografia
                                        )

                                    [description] => Síntese histórica dos antecedentes da fotografia e sua gênese na educação da imagem fotográfica no Brasil, com ênfase para as instituições que construíram e contribuíram para o desenvolvimento da fotografia em nosso país, em seus segmentos fundamentais - científico, artístico e documental. Considerações sobre a memória visual, impulsionadora da educação em fotografia documental e jornalística, como resultado do surgimento dos fotoclubes e agremiações na educação informal, fato ocorrido no eixo Rio-São Paulo a partir da década de 40, impulsionado pelo advento de revistas ilustradas. Considerações sobre o new journalism e sua contribuição na percepção fotodocumentarista, através de narrativas visuais pelo interior do país, na visão do fotógrafo. A consolidação da produção da imagem fotográfica e do fotojornalismo moderno no Brasil, na década de 1960, consequência das Oficinas de Fotografia criadas no MAM (Museu de Arte Moderna), a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), seguidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O ensino formal e livre surge na década seguinte, com o Senac, a Alliance Française e, sobretudo, o Núcleo de Fotografia da Funarte, posteriormente Instituto Nacional de Fotografia (Infoto), criado em 1986, sob a gestão do pesquisador e fotógrafo Pedro Vasquez, que estimulou a criação de cursos e escolas de fotografia em todo o país. A experiência do projeto Programa de Referência Visual, implementado na UERJ pelo professor, pesquisador e fotógrafo Ricardo de Hollanda, que gerou, em 2006, o Laboratório de Pesquisas em Imagem Documental e Jornalística, com o objetivo de produzir, sistematicamente, registros fotográficos sobre os espaços urbanos na cidade do Rio de Janeiro.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2018-10-11
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4239
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v43i3.4239
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 43 No. 3 (2014): Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura 2013
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 43 Núm. 3 (2014): Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura 2013
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 43 n. 3 (2014): Bienal Nacional de Imagens na Ciência, Arte, Tecnologia, Educação e Cultura 2013
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v43i3
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4239/3775
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v43i3.4239.g3775
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Ricardo Silva de Hollanda
                                )

                        )

                )

        )

)