Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T13:40:32Z
    [request] => https://revista.ibict.br/ciinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/4238
                            [datestamp] => 2019-04-05T16:27:14Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => ciinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O ensino de recuperação da informação na pós-graduação sul-americana: análise comparativa curricular
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Vieira, Keitty Rodrigues
                                            [1] => Karpinski, Cezar
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Recuperação da Informação
                                            [1] => Pós-graduação em ciência da informação
                                            [2] => Ensino de ciência da informação
                                        )

                                    [description] => Aborda a disciplina de Recuperação da Informação (RI) na pós-graduação em ciência da informação (CI) a partir de análise curricular de cursos vigentes no Brasil e em alguns países da América do Sul. Busca conhecer quais as temáticas abordadas em RI no Brasil e como se relacionam com o ensino desta temática na América do Sul. O artigo advém de pesquisa quanti-qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, a partir da análise curricular de cursos brasileiros e de outros países da América do Sul. Conclui-se que os principais temas da disciplina são: o ambiente da Web; apresentação de modelos de RI; indexação automática; processamento de linguagem natural e artificial; avaliação de relevância, taxonomias e ontologias. Estas temáticas são desenvolvidas em disciplinas de cursos vigentes no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela. A partir da análise comparativa, considera-se que o ensino de RI nos programas de pós-graduação brasileiros está em consonância com as novas ferramentas e tecnologias que auxiliam os atuais sistemas de RI.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2018-09-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Peer-reviewed articles
                                            [3] => Evaluado por pares
                                            [4] => Avaliado por pares
                                            [5] => Pesquisa Documental e Bibliográfica
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4238
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v47i2.4238
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação; Vol. 47 No. 2 (2018)
                                            [1] => Ciência da Informação; Vol. 47 Núm. 2 (2018)
                                            [2] => Ciência da Informação; v. 47 n. 2 (2018)
                                            [3] => 1518-8353
                                            [4] => 0100-1965
                                            [5] => 10.18225/ci.inf.v47i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4238/3798
                                            [1] => 10.18225/ci.inf.v47i2.4238.g3798
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Keitty Rodrigues Vieira, Cezar Karpinski
                                )

                        )

                )

        )

)