Article Brapci-Autoridades

O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características

Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerando-se a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema.@pt


. O que medem os rankings universitários internacionais? apontamentos teóricos, indicadores e características. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • AGUILLO, Isidro F.., BAR-ILLAN, Judit., LEVENE, Mark., ORTEGA, José Luis. Comparing university rankings. Scientometrics, Amsterdam, v. 85, p. 243-256, 2010.
  • ANDRADE, E.C. Rankings em Educação: tipos, problemas, informações e mudanças: análise dos principais rankings oficiais brasileiros. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 323-343, jun. 2011.
  • BOOKSTEIN, Fred L. et al. Too much noise in the Times Higher Education rankings. Scientometrics, Amsterdam, v. 85, p. 295-299, 2010.
  • BORNMANN, Lutz.., MOYA-ANEGÓN, F. What proportion of excellent papers makes an institution one of the best worldwide? Specifying thresholds for the interpretation of the results of the SCImago Institutions rankings and the Leiden Ranking. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 65, n. 4, p. 732-736, 2014.
  • BORNMANN, Lutz., BAUER, Johann. Which of the world’s institutions employ the most highly cited researchers? An analysis of the data from highlycited.com. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 66, n. 10, p. 2146-2148, 2015.
  • CALDERÓN, A.I.., POLTRONIERI, H.., BORGES, R.M. Os rankings na educação superior brasileira: políticas de governo ou de Estado? Ensaio: aval. Pol. Publ Educ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 73, p. 813826, out./dez. 2011.
  • CENTRE FOR SCIENCE AND TECHNOLOGY STUDIES. Leiden Ranking. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2016.
  • DE FILIPPO, Daniela et al. Visibility in international rankings. Strategies for enhancing the competitiveness of Spanish universities. Scientometrics, Amsterdam, v.93, p 949-966, 2012.
  • DOBROTA, M.., DOBROTA, M. ARWU Ranking uncertainty and sensitivity: what if the Award Factor was excluded? Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 67, n. 2, p. 480-482, 2016.
  • DOCAMPO, Domingo. Reproducibility of the Shanghai academic ranking of world universities results. Scientometrics, Amsterdam, v. 94, n. 2, p.
  • 567–587, 2013.
  • DOCAMPO, Domingo., CRAM, Lawrence. On the effects of institutional size in university classifications: the case of the Shanghai ranking. Scientometrics, Amsterdam, v. 102, p. 1325-1346, 2015.
  • ENSERINK, Martin. Who Ranks the University Rankers? Science, v. 317, n. 5841, 24 Ago. 2007, p. 1026-1028. [doi: 10.1126/science.317.5841.1026]
  • ELKEN, Mari., HOVDHAUGEN, Elisabeth., STENSAKER, Bjorn. Global rankings in the Nordic region: challenging the identity of research-intensive universities? Higher Education, Washington, Jan. 2016. Disponível em: < http://link.springer.com/article/10.1007/ s10734-015-9975-6>. Acesso em: 02 jan. 2017.
  • FERNANDES, Ivanildo.,
  • NUNES, Edson. Rankings Internacionais: a irresistível polêmica em torno de seus sentidos e metodologias. Documento de trabalho n. 97. Rio de Janeiro: Observatório Universitário, 2011.
  • FLORIAN, Razvan V. Irreproducibility of the results of the Shanghai academic ranking of world universities. Scientometrics, Amsterdam, v. 27, n. 1, p. 25-32, 2007.
  • FRANÇA, Carlos Marshal. Rankings universitários promovidos por jornais no espaço ibero-americano: El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile) e Folha de São Paulo (Brasil). 2015. 225 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Campinas. 2015.
  • HAZELKORN, Ellen. How Rankings are Reshaping Higher Education. In: CLIMENT, V.., MICHAVILA, F.., RIPOLLÉS , M. (Eds.). Los rankings universitarios, Mitos y Realidades. Madrid: Técnos, 2013.
  • HICKS, Diana et al. The Leiden Manifesto for research metrics. Nature, v. 520, p. 429-431, 2015.
  • LEITE, Denise., PINHO, Isabel. Evaluating collaboration networks in higher education research: drivers of excellence. Berlin Heidelberg : Springer, 2017. 129 p.
  • LETA, Jacqueline.., GLÄNZEL, Wolfgang.., THIJS, Bart. Science in Brazil. Part 2: sectoral and institutional research profiles. Scientometrics, Amsterdam, v. 67, n.1, p. 87-105, 2006.
  • MANGANOTE, Edmilson J.T.., SCHULZ, Peter A.., CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Effect of high energy physics large collaborations on higher education institutions citations and rankings. Scientometrics, v. 109, p. 813-826, 2016.
  • MOROSINI, Marília Costa et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 13-37, jan./mar. 2016.
  • PEDROSA, Renato Hyuda de Luna., Chaimovich, Hernan. Brazil. In: Relatório de ciência da Unesco: rumo a 2030: visão geral e cenário brasileiro. Paris: Unesco Publishing,   2015, 58 p. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2017.
  • PIRO, Fredrik Niclas., SIVERTSEN, Gunnar. How can differences in international university rankings be explained? Scientometrics, Amsterdam, v. 109, p. 2263-2278, 2016.
  • SAFON, Vicente. What do global university rankings really measure? The search for the X factor and X entity. Scientometrics, Amsterdam, v. 97, p. 223-244, 2013.
  • SANZ-CASADO, Elias. et al. Rankings nacionales elaborados a partir de múltiples indicadores frente a los de índices sintéticos. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 36, n.3, 2013.
  • SANZ-CASADO, Elias. (coord.). Guía de buenas prácticas para la participación de las universidades españolas en los rankings internacionales. Madrid: Ministerio Educación, Cultura y Deporte. 2015. 101 p.
  • THE TIMES HIGHER EDUCATION RANKING. World University 2016-2017 Methodology. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2016.
  • VAN RAAN, Anthony F. J. Fatal attraction: conceptual and methodological problems in the ranking of universities by bibliometric methods. Scientometrics, Amsterdam, v. 62, n. 1, p. 133143, 2005.
  • VOGEL, Michely Jabala Mamede. Como ler um ranking: a proposta do Brazilian Research Ranking. 2014. In: Anais … Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: < http:// enancib2014.eci.ufmg.br/documentos/anais/ anais-gt7 >. Acesso em: 25 jan. 2017.
  • RAUHVARGERS, Andrejs. Global university rankings and their impact. European University Association, 2011. 85 p.
  • RAWLINGS, Hunter, et al. The ten characteristics of contemporary research Universities. 2013. Disponível em: < http:// www.leru.org/files/news/Hefei_statement. pdf>. Acesso em: 16 jan. 2017.
NLP0.29
Visto 9 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-08-28] => 61231
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Samile Andréa de Souza Vanz] => 8956
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_38383#00019.pdf] => 95510
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência a informação] => 92963
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indicador] => 976
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Avaliação universitária] => 92965
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ranking universitário] => 200120
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2018-28-2] => 91022
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerando-se a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/38383] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38383] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22478/ufpb.1809-4783.2018v28n2.38383] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 28, n. 2 (2018)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38383/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/38383#00019] => 0
                        )

                )

        )

)