Article Brapci-Autoridades

A institucionalização da Ciência da Informação no Brasil sob a ótica da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área

The institutionalization of Information Science in Brazil from the perspective of the quantitative evolution of graduate courses in the area

Describes the process of scientific institutionalization of Information Science in Brazil, from quantitative analysis of the development of undergraduate courses in the area. As body of research considers the courses of Librarianship, Archival, Museology, Information Management and Science, created between the years 1910 and 2008. Notes that the growth trend of the quantity of courses reflects the importance given to information in the current context. However, the diversity of nomenclature and conceptual differences in the theoretical evidence of the epistemological fragility of the area, as well as the search for greater professional visibility in society.@en


Estudo da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área. Como corpus de pesquisa foram considerados os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão e Ciência da Informação, criados entre os anos de 1910 e 2008. Verificou-se que a tendência de crescimento da quantidade dos cursos reflete a importância dada à informação no contexto atual. Entretanto, a diversidade de nomenclaturas e as divergências conceituais no campo teórico evidenciam a fragilidade epistemológica da área, bem como a busca de maior visibilidade profissional perante a sociedade.@pt

. The institutionalization of information science in brazil from the perspective of the quantitative evolution of graduate courses in the area a institucionalização da ciência da informação no brasil sob a ótica da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área. Informação & sociedade: estudos, [????].

References

  • AMIGOS DOS MUSEUS. Investimento em museus bate recorde em 2005 [on-line]. 2006. Disponível . Acesso em: 20 jan. 2010.
  • ANDRADE, M. E. A.., OLIVEIRA, M. A ciência da informação no Brasil. In: OLIVEIRA, M. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p. 45-60.
  • BARRETO, A. Olhar sobre os 20 anos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós154 graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Persp. Ci. Inf., Brasília, v. 2, n. 1, p. 3-28, jan./dez. 2009.
  • BRASIL. Lei 4.084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. D.O.U., Brasília, 02 jul. 1962. Disponível . Acesso em: 18/01/10. BRASIL. Lei 6.546, de 4 de julho de 1978. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de arquivista e de técnico de arquivo, e dá outras providências. D.O.U., Brasília, 05 jul. 1978. Disponível em: . Acesso em: 18/01/2010. BRASIL. Lei 7.287, de 18 de dezembro de 1984. Dispõe sobre a regulamentação da profissão de museólogo. D.O.U., Brasília, 18 dez. de 1984. Disponível em: . Acesso em: 18/01/ 2010.
  • BRASIL. Lei 9.674, de 25 de junho de 1998. bibliotecário e determina outras providências.
  • D.O.U., Brasília, 26 jun. 1998. Disponível em: . Acesso em: 18 /01/2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2005. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em administração, bacharelado, e dá outras providências. D.O.U., Brasília, 19 jul. 2005. Disponível em: . Acesso em: 18/01/ 2010.
  • BREDA, S. M. Em busca do manifesto discente: um estudo no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 1998.
  • BUFREM, L. S. Ciência da informação e história: o caso do IBICT. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 58-79, jan./abr. 1997.
  • COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Tabela de áreas de conhecimento. Brasília, 2009. Disponível Acesso em: 20/01/2010. GOMES, M. Y. F. S. F. Desafios atuais da ciência da informação no brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 190205, set./dez. 2009.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Cadastro das instituições de ensino superior [on-line]. Brasília. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2009.
  • LIMA, D. F. C.., COSTA, I. F. R. Ciência da informação e museologia: estudo teórico de termos e conceitos em diferentes contextos – subsídio à linguagem documentária [on-line]. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DA INFORMAÇÃO – CINFORM, 7. Anais... Salvador, 2007. Disponível em: . Acesso em: 11/01/2010. MARCHIORI, P. Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002a.
  • MARCHIORI, P. Z. O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Transinformação, Campinas, v. 14, n. 1, 2002b.
  • MARTELETO, R. M. A pesquisa em ciência da informação no brasil: marcos institucionais, cenários e perspectivas. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, número especial, p. 19-40, 2009.
  • MEY, E. S. A. Biblioteconomia envergonhada [on-line]. Infohome, set. 2009. Disponível em: . Acesso em: 05/12/2009. MIRANDA, A. Ciência da informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília: Theasurus, 2003.
  • SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
  • SILVA, G. J. C. O ensino superior privado: o conflito entre lucro, expansão e qualidade. Sociedade e Estado, Brasília, v. 23, n. 1, jan./abr. 2008.
  • SOUZA, F. C. A criação da ABEBD: expectativas e caminhos adotados. Biblios, v. 7, n. 25/26, jul./ dez. 2006.
  • WHITLEY, R. Cognitive and social institutionalization of scientific specialities and research areas. In: _____. (Ed.). Social processes of scientific development. London: Routledge and Kegan, 1974. p. 69-95.
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-03-29] => 34467
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aline Elis Arboit] => 4615
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Nair Yumiko Kobashi] => 1164
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_9584#00019.pdf] => 95669
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Arquivologia] => 233973
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Museologia] => 199232
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Institucionalização científica] => 175336
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Curso de graduação] => 173565
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & sociedade: estudos] => 326
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00019-2011-21-1] => 90952
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Describes the process of scientific institutionalization of Information Science in Brazil, from quantitative analysis of the development of undergraduate courses in the area. As body of research considers the courses of Librarianship, Archival, Museology, Information Management and Science, created between the years 1910 and 2008. Notes that the growth trend of the quantity of courses reflects the importance given to information in the current context. However, the diversity of nomenclature and conceptual differences in the theoretical evidence of the epistemological fragility of the area, as well as the search for greater professional visibility in society.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área. Como corpus de pesquisa foram considerados os cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão e Ciência da Informação, criados entre os anos de 1910 e 2008. Verificou-se que a tendência de crescimento da quantidade dos cursos reflete a importância dada à informação no contexto atual. Entretanto, a diversidade de nomenclaturas e as divergências conceituais no campo teórico evidenciam a fragilidade epistemológica da área, bem como a busca de maior visibilidade profissional perante a sociedade.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/9584] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9584] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Sociedade: Estudos; v. 21, n. 1 (2011)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1809-4783] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [0104-0146] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The institutionalization of Information Science in Brazil from the perspective of the quantitative evolution of graduate courses in the area] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A institucionalização da Ciência da Informação no Brasil sob a ótica da evolução quantitativa dos cursos de graduação na área] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9584/5604] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/9584#00019] => 0
                        )

                )

        )

)