Article
Apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede pública estadual do campo, no Estado do Paraná, a partir de reflexões sobre a literatura relacionada ao tema e da análise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaço físico, o acervo, trabalhado, os acontecimentos e as práticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influência dessa conjuntura na existência, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrência, sua contribuição ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observação direta e aplicando questionário a representantes de 593 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 60% representantes de escolas da rede pública estadual do campo, no Paraná. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e universidades devam contribuir para a formação de profissionais para esta instituição. Argumenta que a biblioteca escolar no contexto do campo abra-se à comunidade, tanto como prestadora de um serviço, quanto como provocadora de práticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a não somente como espaço de comunicação, mas de produção de conhecimento. Sugere que o acervo seja também produzido localmente e que o Estado faça desta prática uma política pública.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2013-11-30] => 32454 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Marcos Gehrke] => 27719 ) [1] => Array ( [Leilah Santiago Bufrem] => 4219 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/326/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_16673#00019.pdf] => 95961 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de pesquisa] => 99 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Educação do campo] => 92039 ) [3] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [4] => Array ( [Leitura] => 278610 ) [5] => Array ( [Escrita] => 178911 ) [6] => Array ( [Paraná] => 278438 ) [7] => Array ( [Escrita] => 3623 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & sociedade: estudos] => 326 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00019-2013-23-3] => 91010 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede pública estadual do campo, no Estado do Paraná, a partir de reflexões sobre a literatura relacionada ao tema e da análise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaço físico, o acervo, trabalhado, os acontecimentos e as práticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influência dessa conjuntura na existência, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrência, sua contribuição ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observação direta e aplicando questionário a representantes de 593 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 60% representantes de escolas da rede pública estadual do campo, no Paraná. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e universidades devam contribuir para a formação de profissionais para esta instituição. Argumenta que a biblioteca escolar no contexto do campo abra-se à comunidade, tanto como prestadora de um serviço, quanto como provocadora de práticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a não somente como espaço de comunicação, mas de produção de conhecimento. Sugere que o acervo seja também produzido localmente e que o Estado faça desta prática uma política pública.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufpb.br:article/16673] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Sociedade: Estudos; v. 23, n. 3 (2013)] => 0 ) [1] => Array ( [1809-4783] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [0104-0146] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673/10209] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufpb.br:article/16673#00019] => 0 ) ) ) )