Article Brapci-Autoridades

Levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1

Raising significances to signifiers: from knowledge management to knowledge organization

This work argues that the state of conceptual ambiguity related to the terms knowledge or wisdom organization and management is reinforced by two kinds of factors: one related to the recent restructuring of the field of information science, and the other related to the evolution of the professional fields of action in this area, from the expansion of capitalistic social and working relationships, both affecting the ways of expressing ideas by using words. It is based both on experts’ studies and on contents analyses from the annals of the VI Congreso del Capítulo Español de ISKO and IV Coloquio Internacional de Ciencias de la Documentación, considering that a concept can be defined whether in relation to empirical data or to the theoretical bases that constitute it. It verifies a tendency towards the reinforcement of a theoretical and epistemological basis which improves common language so it can succeed in the comprehension of the founding concepts in the field of information science. It considers that representing knowledge, whether recorded or not, as a way to raise or attribute significances to the signifiers, is a product of contradictory commitments under the double pressure of ideological factors and technological imperatives, related to the effective development of the knowledge management system, its propositions and duties.@en


Argumenta que o estado de ambigüidade conceitual relacionado aos termos organização e gestão do conhecimento ou do saber é reforçado por duas ordens de fatores: uma relacionada à recente estruturação do campo da ciência da informação e outra à evolução do campo de atuação profissional na área, a partir da expansão do modo capitalista das relações sociais e de trabalho, ambas afetando as formas de expressar idéias em palavras. Apóia-se, tanto em estudos de especialistas, quanto na análise de conteúdo a partir dos Anais do VI Congreso del Capítulo Español de ISKO e IV Coloquio Internacional de Ciencias de la Documentación, considerando que um conceito pode ser definido, seja em relação aos dados empíricos seja aos aportes teóricos que o constituem. Constata uma tendência em direção ao reforço de uma base teórica e epistemológica que facilite a linguagem comum para o sucesso na compreensão de conceitos fundamentais da área de ciência da informação. Considera que representar conhecimentos, registrados ou não, enquanto modo de atribuir ou levantar significações para significantes, é o produto de compromissos contraditórios sob a dupla pressão de fatores ideológicos e de imperativos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento efetivo do sistema de gestão do conhecimento, seus propósitos e compromissos.@pt

. Raising significances to signifiers: from knowledge management to knowledge organization levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].

References

  • BUFREM, L. S.., BREDA, S. M.., SILVA, H. F. et. al. Organização do conhecimento: tendências da produção científica. SEMINÁRIO CATARINENSE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO e DA TECNOLOGIA, 4 e KM REGIONAL DE SANTA CATARINA, 1. Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Santa Catarina, 2003.
  • CONGRESO DEL CAPÍTULO ESPAÑOL DE ISKO 6., COLOQUIO INTERNACIONAL DE CIENCIAS DE LA DOCUMENTACIÓN, 4., 2003, Salamanca. Tendencias de Investigación en Organización del Conocimento. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2003.
  • HOBSBAWM, Eric, J. A era das revoluções. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
  • KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
  • LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996. 119 p.
  • LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 1989. 135 p. MONTEIL, Jean Marc. Dynamique sociale et systèmes de formation. Paris: Éditions Universitaires, 1985.
  • PEREIRA, M. A.., SOARES, H. Sentido da autonomia no processo de globalização. Educação, v. 22, n. 2, p.5-18, 1997.
  • VALENTIM, Marta L. P. et al. O processo de inteligência competitiva em organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 4 n. 3, jun. 2003.
NLP0.29
Visto 24 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2004-01-01] => 5523
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2018/09/oai_periodicos_ufsc_br_article_286#00016.pdf] => 96154
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10] => 1637
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Organização do conhecimento] => 261537
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Representação do conhecimento] => 261903
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [A] => 14057
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Theoretical and general aspects of library and information] => 31458
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Library science] => 269726
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge organization] => 249069
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2004-01-01] => 251938
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2004--ESP. 1. SEM.] => 91549
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:16: 2004-0-0] => 231877
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This work argues that the state of conceptual ambiguity related to the terms knowledge or wisdom organization and management is reinforced by two kinds of factors: one related to the recent restructuring of the field of information science, and the other related to the evolution of the professional fields of action in this area, from the expansion of capitalistic social and working relationships, both affecting the ways of expressing ideas by using words. It is based both on experts’ studies and on contents analyses from the annals of the VI Congreso del Capítulo Español de ISKO and IV Coloquio Internacional de Ciencias de la Documentación, considering that a concept can be defined whether in relation to empirical data or to the theoretical bases that constitute it. It verifies a tendency towards the reinforcement of a theoretical and epistemological basis which improves common language so it can succeed in the comprehension of the founding concepts in the field of information science. It considers that representing knowledge, whether recorded or not, as a way to raise or attribute significances to the signifiers, is a product of contradictory commitments under the double pressure of ideological factors and technological imperatives, related to the effective development of the knowledge management system, its propositions and duties.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Argumenta que o estado de ambigüidade conceitual relacionado aos termos organização e gestão do conhecimento ou do saber é reforçado por duas ordens de fatores: uma relacionada à recente estruturação do campo da ciência da informação e outra à evolução do campo de atuação profissional na área, a partir da expansão do modo capitalista das relações sociais e de trabalho, ambas afetando as formas de expressar idéias em palavras. Apóia-se, tanto em estudos de especialistas, quanto na análise de conteúdo a partir dos Anais do VI Congreso del Capítulo Español de ISKO e IV Coloquio Internacional de Ciencias de la Documentación, considerando que um conceito pode ser definido, seja em relação aos dados empíricos seja aos aportes teóricos que o constituem. Constata uma tendência em direção ao reforço de uma base teórica e epistemológica que facilite a linguagem comum para o sucesso na compreensão de conceitos fundamentais da área de ciência da informação. Considera que representar conhecimentos, registrados ou não, enquanto modo de atribuir ou levantar significações para significantes, é o produto de compromissos contraditórios sob a dupla pressão de fatores ideológicos e de imperativos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento efetivo do sistema de gestão do conhecimento, seus propósitos e compromissos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/286] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Especial - primeiro semestre de 2004: Inteligência competitiva; 1-10] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Raising significances to signifiers: from knowledge management to knowledge organization] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Levantando significações para significantes: da gestão do conhecimento a organização do saber] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p1/5277] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p1/5277] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/286#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p1] => 0
                        )

                )

        )

)