Article
O artigo focaliza as redes de colaboração científica entre Educação Especial e Fonoaudiologia. O corpus do estudo foi constituído por 267 artigos com 340 autores e co-autores e publicados por 44 pesquisadores que realizaram pós-graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, entre os anos 1981 a 2009, cujas dissertações e teses caracterizam a interface entre essas duas áreas de conhecimento e a fonte de dados foi o Currículo Lattes. A metodologia adotada foi a análise de redes sociais (ARS) que permitiu construir redes de colaboração científica por meio de relações de autoria e coautoria entre os atores participantes dessas áreas de conhecimento. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Ucinet e Netdraw, que permitem mapear as redes e produzir grafos para visualizar as colaborações entre os atores. Os resultados mostraram a existência de pequenos clusters com poucos atores que detêm o domínio para publicação; a formação de redes de colaboração entre orientador e orientando consolidada em publicações em coautoria; a colaboração com pesquisadores do país e do exterior. O estudo realizado demonstrou que a análise das redes de colaboração científica no campo da Educação Especial e Fonoaudiologia contribuem para o desenvolvimento de futuras pesquisas de interface.@es
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2013-07-15] => 83651 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Carlos Roberto Massao Hayashi] => 24771 ) [1] => Array ( [Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi] => 3426 ) [2] => Array ( [Júlia Fernandes Marcelo] => 15299 ) [3] => Array ( [Suzelei Faria Bello] => 10484 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/871/2018/09/oai_ojs_aprendeenlinea_udea_edu_co_article_15876#00070.pdf] => 97283 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Investigacione] => 874 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Educação especial] => 278408 ) [1] => Array ( [Fonoaudiologia] => 171706 ) [2] => Array ( [Redes de colaboração científica] => 182235 ) [3] => Array ( [Educação especial] => 15100 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Interamericana de Bibliotecología (Colombia)] => 871 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00070-2012-35-3] => 83649 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [es] => Array ( [0] => Array ( [O artigo focaliza as redes de colaboração científica entre Educação Especial e Fonoaudiologia. O corpus do estudo foi constituído por 267 artigos com 340 autores e co-autores e publicados por 44 pesquisadores que realizaram pós-graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, entre os anos 1981 a 2009, cujas dissertações e teses caracterizam a interface entre essas duas áreas de conhecimento e a fonte de dados foi o Currículo Lattes. A metodologia adotada foi a análise de redes sociais (ARS) que permitiu construir redes de colaboração científica por meio de relações de autoria e coautoria entre os atores participantes dessas áreas de conhecimento. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Ucinet e Netdraw, que permitem mapear as redes e produzir grafos para visualizar as colaborações entre os atores. Os resultados mostraram a existência de pequenos clusters com poucos atores que detêm o domínio para publicação; a formação de redes de colaboração entre orientador e orientando consolidada em publicações em coautoria; a colaboração com pesquisadores do país e do exterior. O estudo realizado demonstrou que a análise das redes de colaboração científica no campo da Educação Especial e Fonoaudiologia contribuem para o desenvolvimento de futuras pesquisas de interface.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.aprendeenlinea.udea.edu.co:article/15876] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/15876] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Interamericana de Bibliotecología; Vol. 35, Núm. 3 (2012)] => 0 ) [1] => Array ( [0120-0976] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2538-9866] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [es] => Array ( [0] => Array ( [Análise de redes de colaboração científica entre educação especial e fonoaudiologia] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/15876/13761] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.aprendeenlinea.udea.edu.co:article/15876#00070] => 0 ) ) ) )