Article Brapci-Autoridades

Análise de redes de colaboração científica entre educação especial e fonoaudiologia

O artigo focaliza as redes de colaboração científica entre Educação Especial e Fonoaudiologia. O corpus do estudo foi constituído por 267 artigos com 340 autores e co-autores e publicados por 44 pesquisadores que realizaram pós-graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, entre os anos 1981 a 2009, cujas dissertações e teses caracterizam a interface entre essas duas áreas de conhecimento e a fonte de dados foi o Currículo Lattes. A metodologia adotada foi a análise de redes sociais (ARS) que permitiu construir redes de colaboração científica por meio de relações de autoria e coautoria entre os atores participantes dessas áreas de conhecimento. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Ucinet e Netdraw, que permitem mapear as redes e produzir grafos para visualizar as colaborações entre os atores. Os resultados mostraram a existência de pequenos clusters com poucos atores que detêm o domínio para publicação; a formação de redes de colaboração entre orientador e orientando consolidada em publicações em coautoria; a colaboração com pesquisadores do país e do exterior. O estudo realizado demonstrou que a análise das redes de colaboração científica no campo da Educação Especial e Fonoaudiologia contribuem para o desenvolvimento de futuras pesquisas de interface.@es


. ::none::, [????].

References

  • ALMEIDA, Maria Angela, HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. 2007. Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Em: ROCHA-FILHO, R. C.., KIMINAMI, C. S.., PEZZO, M. R. 30 anos de pósgraduaçao na UFSCar: multiplicando conhecimento. São Carlos: EdUFSCar, 2007.
  • BELLO, Suzelei Faria. 2009. Interfaces educação especial e fonoaudiologia: um estudo bibliométrico baseado na produção científica de dissertações e teses. Dissertação (Mestrado). São Carlos: Programa de pós- graduação em Educação Especial, 2009. 5. Conclusões
  • BOURDIEU, Pierre. 1983. O campo científico. In: ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
  • KATZ, J. Silvan., MARTIN, Ben R. 1997. What is research collaboration?. Research Policy, (26): 1-18, 1997.
  • BOURDIEU, Pierre. 2001. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001.
  • KUENZER, Acácia Zeneida, MORAES, Maria Célia Marcondes. 2005. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação and Sociedade, 26(93): 1341-1362, 2005.
  • BOURDIEU, Pierre. 2004. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo. São Paulo: UNESP, 2004.
  • FREITAS, Marcos Cezar, PEREIRA, Hernane Borges de Barros. 2005. Contribuição da análise de redes sociais para o estudo sobre os fluxos de informações e conhecimento. En: Encontro Nacional de Ciência da Informação Informação, conhecimento e sociedade digital. (6° : 2005 : Bahia, Brasil). Trabalhos. Bahía, Brasil: Universidade Federal da Bahia, 2005.
  • GARRUTTI, Erica Aparecida. 2007. Análise metodológica da produção científica sobre Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. 2006. Dissertação (Mestrado) São Carlos: Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, 2007.
  • GAZDA, Emmanuel., QUANDT, Carlos Olavo. 2010. Colaboração interinstitucional em pesquisa no Brasil: tendências em artigos na área de gestão da inovação. RAEeletrônica, 9(2): 2010.
  • GNYAWALI, Devi, MADHAVAN, Ravindranath. 2001. Cooperative networks and competitive dynamics: a structural embeddedness perspective. Academy of Management Review, 26(3): 431-445, 2001.
  • GÓMES, Daniel [et al.]. 2003. Centrality and power in social networks: a game theoric approach. Mathematical Social Sciences, 46: 27-54, 2003.
  • HAWE, Penelope, WEBSTER, Cynthia y SHIELL, Alan. 2004. A glossary of terms for navigating the field of social network analysis. Journal of Epidemiology and Community Health, 58(12): 971-75, 2004.
  • LATOUR, Bruno. 1994. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.
  • LATOUR, Bruno. 2000. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: UNESP, 2000.
  • LIMA, M.Y. 2009. Redes de co-autoria no Programa de pós graduação de geociências da UFRGS. Dissertação (Mestrado) Programa de pós- graduação em sociologia da
  • UFRGS, 2009.
  • MAIA, Maria de Fátima, CAREGNATO, Sônia Elisa. 2008. Co-autoria: indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, 13(2): 18-31, 2008.
  • MANGIA, Elisabete Ferreira, MURAMOTO, Melissa Tieko. 2005. O estudo de redes sociais: apontamentos teóricos e contribuições para o campo da saúde. Revista Terapia Ocupacional, 16 (1): 22-30, 2005.
  • MARTELETO, Regina Marteleto. 2001. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da Informação. Ciência da Informação, 30(1): 71-81, 2001.
  • SANTOS, Patrícia Dias dos, STEINBERGER-ELIAS, Margarethe Born. 2010. Mapeando redes científicas multidisciplinares com WebQualis. RBPG, 7(13): 296-315, 2010.
  • SILVA, Parreiras Fernando [et al]. 2006. Redes de Co-autoria dos professores da Ciência da Informação: um retrato da colaboração científica dessa disciplina no Brasil. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
  • (7°: 2006: Anais, Marília). Marília: ENANCIB, 2006.
  • HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini., HAYASHI, Carlos Roberto Massao y LIMA, Maycke Young de. 2008. Análise de redes de co-autoria na produção científica em educação especial. Liinc, 4(1), 2008.
  • SKRTIC, Thomas M. 1996. La crisis en el conocimiento de la educacion especial: una perspective sobre la perspectiva. Em: FRANKLIN, Barry M. Interpretación de la discapacidad: teoría y historia de la educación especial. Barcelona: PomaresCorredor, 1996.
  • HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. et al. 2011. Protocolo para coleta de dados bibliométricos em bases de dados. Mimeo. 2011.
  • TARGINO, Maria das Graças. 2010. Orientador ou tutor é autor?. Informação and Informação, 15(esp): 144 - 155, 2010.
  • SILVA, Márcia Regina da., HAYASHI, Carlos Roberto Massao., HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. 2011. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, 2(1): 110-129, 2011.
  • TERRA, Branca Regina Cantisano., PLONSKI, Guilherme Ary. Metodologias para formação de redes de desenvolvimento. Polêmica [en línea] [fecha de consulta: 12 febrero. 2012]. Disponível em: .
  • TIFFIN, John, RAJASINGHAM, Lalita. 2007. Jogar o jogo: o conhecimento nas universidades. En su: A universidade virtual e global. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • TUIRE, Palonen, ERNO, Lehtinen. 2001. Exploring invisible scientific communities: studying networking relations within an educational research community, a finish case. Higher Education, Dordrecht, 42: 493-513, 2001.
  • WASSERMAN, Stanley, FAUST, Katherine. 1994. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
  • VANZ, Samile Andréa de Souza, STUMPF, Ida Regina Chittó. 2010. Colaboração científica: revisão teóricoconceitual. Perspectivas em Ciência da Informação, 15(2): 4255, 2010.
  • VIANA, Cleide Maria. 2008. A relação orientador-orientando na pós-graduação stricto sensu. Linhas Críticas, 14(26): 93109, 2008.
  • WITTER Geraldina Porto. 2010. Ética e autoria na produção textual científica. Informação and Informação, 15: 130-143,
  • VANZ, Samile Andréa de Souza. 2009. As redes de colaboração científica no Brasil. Tese (Doutorado). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-07-15] => 83651
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carlos Roberto Massao Hayashi] => 24771
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi] => 3426
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Júlia Fernandes Marcelo] => 15299
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Suzelei Faria Bello] => 10484
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/871/2018/09/oai_ojs_aprendeenlinea_udea_edu_co_article_15876#00070.pdf] => 97283
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigacione] => 874
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação especial] => 278408
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fonoaudiologia] => 171706
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Redes de colaboração científica] => 182235
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Educação especial] => 15100
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Interamericana de Bibliotecología (Colombia)] => 871
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00070-2012-35-3] => 83649
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo focaliza as redes de colaboração científica entre Educação Especial e Fonoaudiologia. O corpus do estudo foi constituído por 267 artigos com 340 autores e co-autores e publicados por 44 pesquisadores que realizaram pós-graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, entre os anos 1981 a 2009, cujas dissertações e teses caracterizam a interface entre essas duas áreas de conhecimento e a fonte de dados foi o Currículo Lattes. A metodologia adotada foi a análise de redes sociais (ARS) que permitiu construir redes de colaboração científica por meio de relações de autoria e coautoria entre os atores participantes dessas áreas de conhecimento. Para análise dos dados foram utilizados os softwares Ucinet e Netdraw, que permitem mapear as redes e produzir grafos para visualizar as colaborações entre os atores. Os resultados mostraram a existência de pequenos clusters com poucos atores que detêm o domínio para publicação; a formação de redes de colaboração entre orientador e orientando consolidada em publicações em coautoria; a colaboração com pesquisadores do país e do exterior. O estudo realizado demonstrou que a análise das redes de colaboração científica no campo da Educação Especial e Fonoaudiologia contribuem para o desenvolvimento de futuras pesquisas de interface.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.aprendeenlinea.udea.edu.co:article/15876] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/15876] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Interamericana de Bibliotecología; Vol. 35, Núm. 3 (2012)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0120-0976] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2538-9866] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise de redes de colaboração científica entre educação especial e fonoaudiologia] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/15876/13761] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.aprendeenlinea.udea.edu.co:article/15876#00070] => 0
                        )

                )

        )

)