Article Brapci-Autoridades

Organização transversal do conhecimento: possibilidades na área da informação

Trasnversal organization of the knowledge: possibilities in the field of information

Reflexão crítica sobre a compartimentalização do conhecimento e a disciplinaridade, elementos impeditivos do diálogo entre conteúdos. Apóia-se no pensamento acadêmico sobre o tema em 73 artigos de periódicos brasileiros na área de ciência da informação, relacionados à organização do conhecimento, para identificar propostas de superação à cisão disciplinar vigente, ou de rupturas morfológicas na constituição de programas de ensino. Com o intuito de contribuir para a transformação das estruturas curriculares rígidas, perceptíveis na crítica à prática da construção curricular, conclui tanto pela possibilidade da inclusão dos chamados temas transversais nos programas de ensino, quanto por uma configuração transversal como método de facilitar a relação entre saberes nos cursos de ciência da informação.@pt


This study synthesizes critical considerations about knowledge compartmentalization and disciplinarity, considered impeditive elements of dialog between subjects. The analysis is supported by academic thinking about the subject knowledge organization, identified by means of an analysis in 73 Brazilian scientific journal articles in the field of Information Science, aimed to identifying proposals to overcome the current disciplinal dissention or morphological ruptures in curricula constitution. Aiming at contribute to the transformation of the strait-laced frames in teaching programs, perceptive in the criticism of curricular construction, it concludes indicating the possibility for inclusion of transversal subjects in teaching programs, in order to organize the knowledge in information field to facilitate the relation between organization learning and transversal subjects or another curricular component within students needs, considering their relations with Information Science.@en

. ::none::, [????].

References

  • ANDRADE, Diva Carraro de. Critérios para aquisição de livros: o caso das ciências sociais e humanidade. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 1, p. 40-55, jan./jun. 1992.
  • ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, 2000.
  • BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação and educação: do mundo editado à construção do mundo. Comunicação and Informação, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 176-187, 1999.
  • BARBIER, R. L’écoute sensible en sciences humaines. Paris: Anthropos, 1997.
  • BASSINELLO, Greicelene A. H. A saúde nos parâmetros curriculares nacionais: considerações a partir dos manuais de higiene. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 34-48, dez. 2004.
  • BRAGA, Gilda Maria. Informação, ciência da informação: breves reflexões em três tempos. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 84-88, 1995.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.
  • CAMPESTRINI, Danilo., VANDRESEN, Vilmar., PAULINO, Luciana. Interdisciplinaridade: a filosofia como instrumento de diálogo entre as ciências. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 5, n. 5, 2000.
  • CARVALHO, Abigail de Oliveira. Repercussão da reforma do currículo de graduação em biblioteconomia sobre a pós-graduação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 11, n. 2, p. 299-310, 1983.
  • CINTRA, Anna Maria Marques. Subjetividade e interdisciplinaridade na biblioteconomia. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 3, p. 32-43, 1996.
  • COSTA, Antônio Felipe Corrêa da. Ciência da informação: o passado e a atualidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 19, n. 2, p. 137-144, 1990.
  • DUMONT, Lígia Maria Moreira., BRUNO, Pedro Paulo Costallat. Ciência da informação e oportunidade de diálogo intertemático: onde nem tudo é relativo e nem (absolutamente) racional. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 28-39, 2003.
  • FRANCELIN, Marivalde Moacir. Configuração epistemológica da ciência da informação no Brasil em uma perspectiva pós-moderna: análise de periódicos da área. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p.49-66, 2004.
  • FREIRE, Isa Maria. Da construção do conhecimento científico à responsabilidade social da ciência da informação. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 175197, 2002.
  • FREIRE, Isa Maria., ARAÚJO, Vânia Maria Rodrigues Hermes de. Tecendo a rede de Wersig com os indícios de Ginzburg. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2001.
  • GALLO, Silvio. Conhecimento, transversalidade e educação: para além da interdisciplinaridade. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, Piracicaba, SP, v. 10, n. 21, 1997.
  • GARCÍA GUTIÉRREZ, Antonio. Teoria de la indización: nuevos parámetros de investigación. Transinformação, Campinas., v. 1, n. 2, p. 147-159, 1989.
  • GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  • GOMES, Henriette Ferreira. Interdisciplinaridade e ciência da informação: de característica a critério delineador de seu núcleo principal. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2001.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Escopo e abrangência da ciência da informação e a pós-graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 31-43, 2003.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida., ORRICO, Evelyn Goyannes Dill. As políticas institucionais das configuraçőes interdisciplinares dos conhecimentos: repercussőes nas políticas de informação e nas práticas de avaliação. DataGramaZero, Rio De Janeiro, v. 5, n. 6, 2004.
  • INSTITUTO PAULO FREIRE. Programa de Educação Continuada: intertransdisciplinaridade e transversalidade, [1998]. Disponível em: . Aceso em: 10 mar. 2008.
  • JARDIM, José Maria., FONSECA, Maria Odila Kahl. As relações entre a arquivística e a ciência da Informação. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 41-50, 1995.
  • LEVACOV, Marília. Bibliotecas virtuais: (r)evolução? Ciência da Informação, Brasília., v. 26, n. 2, p. 125-135, 1997.
  • MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
  • MORIN, E. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Europa-América, 1994.
  • MOSTAFA, Solange Puntel. Ciência da informação: uma ciência, uma revista. Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p. 305-307, 1996.
  • MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Periódicos estrangeiros prioritários para o ensino e a pesquisa da ecologia no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 21, n. 1, p. 32-39, 1992.
  • NEVES, Iara Conceição Bitencourt. O bibliotecário e o atual contexto social. Revista de Biblioteconomia and Comunicação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 23-26, 1986.
  • NJAINE, Kathie. Comunicação e transferência da informação na prática interdisciplinar da pesquisa. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro. v. 2, n. 1, p. 49-56, 1996.
  • OLIVEIRA, Adriana Xavier Gouveia de. Organizar acervos particulares: tarefa nada fácil. Arquivo and Administração, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 5-16, 1998.
  • PACHECO, Márcia., MOSTAFA, Solange Puntel. Balcão de informações: o mercado emergente. Transinformação, Campinas, v. 6, n. 1/2/3, p. 96-123, 1994.
  • PEREIRA, Maria de Nazaré Freitas. Geração, comunicação e absorção de conhecimento científico-tecnológico em sociedade dependente: um estudo de caso: o programa de engenharia química - COPPE/UFRJ - 1963-1979. Ciência da Informação, Brasília, v. 10, n. 2, p. 9-25, 1981.
  • PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro., LOUREIRO, José Mauro Matheus. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 42-53, 1995.
  • POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 4-16, 2005.
  • SANTOS, Akiko et al. Transdisciplinaridade na universidade. In: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO. Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares. 2005. Disponível em: < http://www.ufrrj.br/leptrans/>. Acesso em: 15 mar. 2008.
  • SMIT, Johanna W.., TÁLAMO, Maria de Fátima G. M.., KOBASHI, Nair Y. A determinação do campo científico da Ciência da Informação: uma abordagem terminológica. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, fev. 2004.
  • SOUZA, Sebastião de. Informação, cosmovisão, interdisciplinaridade e biblioteconomia. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 14, n. 1, p. 89-96, 1986.
  • VALOIS, Eliana Candeira., RAMOS, Marcos Gonçalves., RODRIGUES, Nilo Sérgio Silva, ESTEVÃO, Silvia Ninita de Moura. Comunicação científica e usuários: elementos de discussão. Ciência da Informação, Brasília, v. 18, n. 1, p. 28-34, 1989.
  • VIEIRA, Anna da Soledade. Caminhos transdisciplinares para a formação de bibliotecários. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 250-263, 1983.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-12-09] => 64499
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Juliana Lazzaroto de Freitas] => 35426
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Francisco Daniel de Oliveira Costa] => 15251
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Francisco Daniel Costa] => 81555
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_3212#00055.pdf] => 98721
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [57] => 1377
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [43] => 1901
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência social aplicada ciência da informação] => 81554
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ensino superior] => 248246
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Interdisciplinaridade] => 227447
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Transdiciplinaridade] => 9449
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Transversalidade] => 38569
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-12-09] => 276445
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ponto de acesso] => 733
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00055-2008-2-3] => 62740
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reflexão crítica sobre a compartimentalização do conhecimento e a disciplinaridade, elementos impeditivos do diálogo entre conteúdos. Apóia-se no pensamento acadêmico sobre o tema em 73 artigos de periódicos brasileiros na área de ciência da informação, relacionados à organização do conhecimento, para identificar propostas de superação à cisão disciplinar vigente, ou de rupturas morfológicas na constituição de programas de ensino. Com o intuito de contribuir para a transformação das estruturas curriculares rígidas, perceptíveis na crítica à prática da construção curricular, conclui tanto pela possibilidade da inclusão dos chamados temas transversais nos programas de ensino, quanto por uma configuração transversal como método de facilitar a relação entre saberes nos cursos de ciência da informação.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study synthesizes critical considerations about knowledge compartmentalization and disciplinarity, considered impeditive elements of dialog between subjects. The analysis is supported by academic thinking about the subject knowledge organization, identified by means of an analysis in 73 Brazilian scientific journal articles in the field of Information Science, aimed to identifying proposals to overcome the current disciplinal dissention or morphological ruptures in curricula constitution. Aiming at contribute to the transformation of the strait-laced frames in teaching programs, perceptive in the criticism of curricular construction, it concludes indicating the possibility for inclusion of transversal subjects in teaching programs, in order to organize the knowledge in information field to facilitate the relation between organization learning and transversal subjects or another curricular component within students needs, considering their relations with Information Science.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/3212] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/3212] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.9771/1981-6766rpa.v2i3.3212] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [PontodeAcesso; v. 2, n. 3 (2008); 43-57] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-6766] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Organização transversal do conhecimento: possibilidades na área da informação] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trasnversal organization of the knowledge: possibilities in the field of information] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212/2336] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212/2336] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/3212/2336] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/3212#00055] => 0
                        )

                )

        )

)