Article Brapci-Autoridades

Universidade e informação: a biblioteca universitária e os programas de educação à distância - uma questão ainda não resolvida

University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question

Os conceitos informação e universidade são indissociáveis. As novas tecnologias de informação vêm modificando a maneira como as universidades desempenham suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Na área específica de ensino, em todo o mundo, a expansão do ensino ou educação à distância, mediado por computador, talvez seja a conseqüência mais marcante da ação da tecnologia. Mas ao mesmo tempo em que se descortinam oportunidades de alcançar metas educacionais nunca antes possíveis para indivíduos, instituições e governos, levantam-se questões de qualidade desses cursos. Neste artigo revêem-se alguns pontos relacionados a esse tema, e se discute a questão dos serviços das bibliotecas universitárias, que deveria estar no centro dessas questões mas que tem sido, senão ignorada, pelo menos postergada pelos planejadores dos cursos, inclusive no Brasil. O texto revê alguns parâmetros que têm sido propostos para esses serviços pela Association of College and Research Libraries (EUA), e estudos realizados nos Estados Unidos e Grã-Bretanha sobre a questão. O movimento de expansão dos cursos à distância, ao levantar novos desafios para as bibliotecas universitárias, levanta também a questão para os cursos de graduação em biblioteconomia, pois certamente as tecnologias de comunicação e informação, ao reconfigurarem a universidade e seus sistemas de informação, estão modificando também esse mercado de trabalho.@pt


University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question. The concepts university and information are bound together. Technologies which are impacting higher education - teaching, learning, and research, have brought about the expansion of distance learning. But, at the same time in which this opens tremendous new opportunities, it does raise some questions concerning quality of the education offered. In this article some issues related to the quality of courses are briefly reviewed, and the question of library services is discussed. These services should be at the center of the quality discussion, but this has not always happened. The ACRL Guidelines and some studies which have been carried out on the subject are commented. The movement towards the expansion of distance learning present new challenges to the university libraries, and, in doing so, the challenge is extended to library schools, for certainly the changes brought about by technology, as they change the university and its information systems are also changing the market for those graduates.@en

. Universidade e informação: a biblioteca universitária e os programas de educação à distância - uma questão ainda não resolvida university and information: distance education and library services - an yet unsolved question. Datagramazero, [????].

References

  • ABATE, Anne K. "Support Services for Distance Education." Kiosk, Autumn, 1999 http://www.eduport.com /icommunity/kiosk/19991/default.htm
  • ACRL, Association of College and Research Libraries. GUIDELINES for Distance Learning Library Services . ALA/ACRL, 1998 [cited 27 de julho 2000]. http://www.ala.org/acrl/guides/distlrng.html
  • GARRISON, D.R., and SHALE, D. Mapping the boundaries of distance education: Problems in defining the field. The American Journal of Distance Education, v.1, n.1, p.:7-13.1997
  • HARICOMBE, Lorraine J. "Introduction: Service to Remote Users." Library Trends 47, no. 1, Summer (1998). http://www.lis.uiuc.edu/puboff/catalog/trends/47_1abs.html
  • HARTZER, Sandra., PATERSON, Brian., SNYDMAN, Dorette., THOMPSON, Lisa., HEERDEN, Louise van., VORSTER , Marza., WATKINS, Ansie. Web Information Services at the University of South Africa Library: A Work in Progress. Library Trends 47, no. 1, 1998. http://www.lis.uiuc.edu/puboff/catalog/trends/47_1abs.html
  • HICKMAN, C. J. Implications associated with, technology assisted distance learning. Adult learning, v. 10, n. 3, p: 17-20, 1999.
  • INSTITUTE FOR HIGHER EDUCATION POLICY. Quality on the line: Benchmarks for Success in Internet-Based Distance Education., jointly commissioned by the National Education Association (NEA) and Blackboard Inc. The Institute for Higher Education Policy, 2000. http://www.ihep.com/qualityonline.pdf
  • JISC- Joint Information Systems Committee(UK). An information strategy. JISC- (UK), 1995 . http://www.jisc.ac.uk/pub/infstrat/
  • JONASSEN, D.H.. Applications and limitations of hypertext technology for distance learning. Paper presented at the Distance Learning Workshop, Armstrong Laboratory, San Antonio, TX. 1992.
  • KEEGAN, D. The foundations of distance education. London: Croom Helm, 1986.
  • NATIONAL CONFERENCE ON TEACHER QUALITY : Exemplary Practices in Teacher Preparation. B-3: The Open University´s Postgraduate Certificate in Education: A Pre-Service Teacher Training Programme [internet]. [cited 25 julho 2000]. http://www.ed.gov/inits/teachers/exemplaryprcatices/b-3.html
  • PERRATON, H. A theory for distance education. In D. SEWART, D. KEEGAN, and B. HOLMBERG (ed.), Distance education: International perspectives. New York: Routledge1988, p. 34-45.
  • PIRES, Luciano., Pablo AMARAL. Alforia para o saber. Comunidade, 23 de julho 2000, p:2 POLLOCK, Neil. The virtual university as "timely and accurate information". [acrobat reader]. Março 2000 [cited 30 julho 2000] http://www.brunel.ac.uk/research/virtsoc/projects/robins.htm
  • SHERRY L. Issues in Distance Learning. International Journal of Educational Telecommunications, v.1, n. 4, p. 337-365 1999Também em http://www.cudenver.edu/~sherry/pubs/issues.html
  • STEPHENS, Kate, and Lorna Unwin. " The Heart of the Matter: Libraries, Distance Education and Independent Thinking." The Journal of Library Services for Distance Education 1, no. 1, August 1997. http://www.westga.edu /library/jlsde/
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2000-01-01] => 3744
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Suzana Mueller] => 3689
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_1217#00026.pdf] => 44017
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Distance education] => 176318
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [University libraries] => 265046
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Library services] => 4405
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [University and information] => 4406
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ensino a distância] => 284944
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Serviço de biblioteca] => 1035
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Universidade e informação] => 4407
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2000-1-4] => 4403
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os conceitos informação e universidade são indissociáveis. As novas tecnologias de informação vêm modificando a maneira como as universidades desempenham suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Na área específica de ensino, em todo o mundo, a expansão do ensino ou educação à distância, mediado por computador, talvez seja a conseqüência mais marcante da ação da tecnologia. Mas ao mesmo tempo em que se descortinam oportunidades de alcançar metas educacionais nunca antes possíveis para indivíduos, instituições e governos, levantam-se questões de qualidade desses cursos. Neste artigo revêem-se alguns pontos relacionados a esse tema, e se discute a questão dos serviços das bibliotecas universitárias, que deveria estar no centro dessas questões mas que tem sido, senão ignorada, pelo menos postergada pelos planejadores dos cursos, inclusive no Brasil. O texto revê alguns parâmetros que têm sido propostos para esses serviços pela Association of College and Research Libraries (EUA), e estudos realizados nos Estados Unidos e Grã-Bretanha sobre a questão. O movimento de expansão dos cursos à distância, ao levantar novos desafios para as bibliotecas universitárias, levanta também a questão para os cursos de graduação em biblioteconomia, pois certamente as tecnologias de comunicação e informação, ao reconfigurarem a universidade e seus sistemas de informação, estão modificando também esse mercado de trabalho.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question. The concepts university and information are bound together. Technologies which are impacting higher education - teaching, learning, and research, have brought about the expansion of distance learning. But, at the same time in which this opens tremendous new opportunities, it does raise some questions concerning quality of the education offered. In this article some issues related to the quality of courses are briefly reviewed, and the question of library services is discussed. These services should be at the center of the quality discussion, but this has not always happened. The ACRL Guidelines and some studies which have been carried out on the subject are commented. The movement towards the expansion of distance learning present new challenges to the university libraries, and, in doing so, the challenge is extended to library schools, for certainly the changes brought about by technology, as they change the university and its information systems are also changing the market for those graduates.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/1217] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000001217] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 1, n. 4, 2000, p. A01.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Universidade e informação: a biblioteca universitária e os programas de educação à distância - uma questão ainda não resolvida] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7421] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/01/pdf_4ae6121c94_0007421.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/1217#00026] => 0
                        )

                )

        )

)