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Este artigo tem o objetivo de apresentar as políticas de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem implementadas no SABER Tecnologias Educacionais e Sociais, com o propósito de viabilizar o acesso a longo prazo aos recursos educacionais produzidos nos cursos na modalidade a distância. A fundamentação teórica se pauta em conceitos sobre estratégias de preservação digital, políticas de preservação, educação a distância e formatos de arquivos, adotando instrumentos necessários para o controle e a preservação da memória em meio digital e sua permanência continuada. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o procedimento metodológico utilizado foi o método de estudo de caso. O objeto de estudo foram os objetos de aprendizagem produzidos pelo grupo SABER, devido ao grande quantitativo produzido para atender às demandas de cursos de especialização e capacitação, especialmente, na área de saúde. A política de formatos de arquivos para objetos de aprendizagem abrangeu arquivos em formato textual, imagem, áudio e vídeo, apresentando a padronização necessária levando-se em consideração as vertentes acesso e preservação. Como conclusão, verifica-se que, na prática, é encorajado que os objetos de aprendizagem sejam criados e possam ser reutilizados por outros cursos e iniciativas, quando necessário. Dessa forma, é preciso garantir a sua preservação, para proporcionar o contínuo acesso e uso. Assim, a preservação desses objetos deve ser encarada como algo primordial, considerando os impactos advindos das mudanças tecnológicas.@pt
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