Article
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n39piPrezados leitores. Com muita alegria lançamos a primeira edição da revista Encontros Bibli em 2014 (v. 19, n. 39). A temática central deste número é Informação e Interação, o mesmo tema da edição mais recente do Enancib, realizado em 2013 em Florianópolis, o que inspirou a editoria e autores da Encontros Bibli a explorar um pouco mais questões ligadas e estes temas. O universo da Ciência da Informação e as Interações que ocorrem entre os atores e elementos envolvidos com tais temáticas utilizam bases teóricas e metodológicas de diversas áreas, dentre as quais se pode destacar: Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Cognitiva, Ciência da Comunicação, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Museologia, Documentação, Jornalismo, Sociologia, Direito, Análise de Domínio e os Estudos Métricos da Informação. Interações estas fundamentadas pelos teóricos da área e que sustentam boa parte desta edição (Saracevic, Wersig, Le Coadic, Miksa, Borko e Hjørland). Pode-se afirmar que, em qualquer uma destas áreas que possuem conexões e intersecções com a Ciência da Informação, processos de interação e a informação estão diretamente associados. No tocante a Biblioteconomia, temos os estudos de sua metodologia de aplicação “O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas”; as suas unidades tratando o estoque informacional “Modelo de avaliação de valor e mérito de estoques de informação de bibliotecas universitárias”; a função da biblioteca pública “Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas”; a aplicação de mapa conceitual nesta unidade “Interação social e metodologias de ensino: o caso do Laboratório de Troca de Afetos - LATA sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual”; e o papel do profissional da biblioteconomia “Práticas de inovação do bibliotecário no ambiente virtual”. Outro aspecto deste tipo de unidade de informação é a sua interação com as novas mídias e o seu potencial na web, considerando as redes sociais “As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da disseminação da informação”; o papel das bibliotecas nacionais neste novo cenário da interação web “Las bibliotecas nacionales iberoamericanas en la web 2.0”; e um interesse que vem surgindo com a web 2.0 “Um levantamento sobre do uso de ferramentas da Web 2.0 entre os estudantes da Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina”. A Ciência da Computação e a visualização da informação também sustentam a interação existente em novos aportes da Ciência da Informação “Visualisations en bibliothèques: comment rendre visible l’invisible”, tratando de aspectos de visibilidade. O Direito também traz conteúdo e elementos para interagir com a Ciência da Informação “Enseñanza digital versus derechos de autor: el papel de la biblioteca universitaria en apoyo de profesores y alunos”, bem como o papel social da biblioteca universitária. A análise de domínio, a partir dos estudos métricos, fornece instrumentos para que a Ciência da Informação observe o universo das redes de patentes “Relações sociométricas dos pesquisadores que patentearam inventos”; e identifique o papel da pesquisa tecnológica “A patente como objeto de pesquisa em Ciências da Informação e Comunicação”. Como sustentação educacional, temos processos de grupos de pesquisa em Ciência da Informação que tratam do surgimento de novos pesquisadores e novas ideias para a área, com o dossiê do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade “Estudos e ações em Informação e Educação – 2013”. Tenha uma ótima leitura! Adilson Luiz Pinto e Márcio Matias Editores@pt
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Pode-se afirmar que, em qualquer uma destas áreas que possuem conexões e intersecções com a Ciência da Informação, processos de interação e a informação estão diretamente associados. No tocante a Biblioteconomia, temos os estudos de sua metodologia de aplicação “O método do caso aplicado ao ensino da Biblioteconomia: histórico e perspectivas”; as suas unidades tratando o estoque informacional “Modelo de avaliação de valor e mérito de estoques de informação de bibliotecas universitárias”; a função da biblioteca pública “Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas”; a aplicação de mapa conceitual nesta unidade “Interação social e metodologias de ensino: o caso do Laboratório de Troca de Afetos - LATA sob as narrativas de seus participantes através do mapa conceitual”; e o papel do profissional da biblioteconomia “Práticas de inovação do bibliotecário no ambiente virtual”. 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