Article Brapci-Autoridades

Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e na competências informacionais da ‘geração Google’

Information and Communication technologies on teenagers everyday: focus on behavior and on digital and information competence of ´Google Generation´

Tecnologías de información y comunicación en la vida diaria de los adolescentes: enfoque en el...

Introdução: Os indivíduos nascidos a partir da década de 1990 acompanham a evolução tecnológica naturalmente e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos que têm acesso antes mesmo de aprenderem a ler ou a escrever. Nesse sentido, a literatura os considera nativos digitais ou mesmo ‘geração Google’. Contudo, tem-se questionado as suas competências para a identificação de necessidades informacionais e para a busca e o uso de informação diante dos mais diversos ambientes informacionais digitais disponíveis na Web.Objetivos: Caracterizar o comportamento de busca de informação no cotidiano de um grupo de estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo.Metodologia: Pesquisa qualitativa com 30 estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio da aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Hughes-Hussell e Agosto (2007), contendo perguntas referentes à idade, sexo, tarefas e hobbies cotidianos, além de questões relacionadas à utilização do computador e da internet, o que possibilitou a determinação de características sociais, econômicas e culturais dos entrevistadosResultados: Enfocaram o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a busca, o acesso e o uso de informação. Foi proposta a criação da “Confraria da Informática’, um incentivo para que os alunos possam (re)aprender as ferramentas de comunicação digital e utilizar de forma adequada os recursos, os produtos e os serviços na Web para a busca e o uso efetivo da informação compatível com suas necessidades e que esteja atrelado ao uso consciente e ético dos ambientes tecnológicos.Conclusões: As reflexões decorrentes deste estudo prosseguirão por meio da continuidade da Confraria da Informática, que se tornou um “termômetro” sobre a utilização dos ambientes informacionais digitais e a postura dos alunos diante das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do Colégio Cristo Rei.@pt


Introduction: Individuals born from the 1990’s to accompany technological change course and learn how to use the technological resources that have access before they even learn to read or write. In this sense, the literature considers the digital natives or even ´Google generation´. However, it has been questioned their skills to identify information needs and seeking and use of information in the most varied environments digital information available on the Web. Objectives: To characterize the behavior of information seeking in everyday life of a group of teenage students from a private school in Marilia, Sao Paulo. Methodology: A qualitative study with 30 adolescent students of a private school in Marilia, Sao Paulo. Data collection was accomplished at first by means of a questionnaire, based on the research of Hughes-Hussell and August (2007), containing questions about age, gender, hobbies and everyday tasks, and issues the use of computers and the internet, which allowed determination of the social, economic and cultural rights of respondents. Results: have focused on the use of Information and Communication Technologies (ICT) to search access and use information. It was suggested that the Brotherhood of Informatics´, an incentive for students to (re) learn the tools of digital communication and make appropriate use of the resources, products and services on the web to search and effective use of information compatible with their needs and that is tied to the ethical and responsible use of technology environments. Conclusions: The results arising from this study will continue through the continuation of the Confraternity of Computing, which became a thermometer on the use of digital information environments and the attitude of the students in front of Information and Communication Technologies in the College “Cristo Rei”.@en
Introducción: Las personas nacidas a partir de la década de 1990 acompañan los cambios tecnológicos de manera natural y aprenden a utilizar los recursos tecnológicos que tienen acceso antes mismo de que aprendan a leer y escribir. En este sentido, la literatura los considera como los nativos digitales o incluso generación Google. Sin embargo, se ha cuestionado su capacidad para identificar las necesidades informacionales y para la búsqueda y uso de la información frente a los más diversos ambientes informacionales digitales disponibles en la Web. Objetivos: Caracterizar el comportamiento de búsqueda de información en la vida cotidiana de un grupo de estudiantes adolescentes de una escuela privada en Marília, Sao Paulo. Metodología: Estudio cualitativo con 30 estudiantes adolescentes de una escuela privada en Marília, Sao Paulo. La recolección de datos se realizó, en primer tiempo, por medio de un cuestionario, basado en la investigación de Hughes-Hussell y Agosto (2007), que contiene preguntas sobre la edad, el género, las tareas y hobbies diarios, además de las cuestiones relacionadas con el uso de las computadoras y del internet, lo que permitió la determinación de características sociales, económicas y culturales de los encuestados. Resultados: Los resultados se han centrado en el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para la búsqueda, el acceso y el uso de la información. Se sugirió la creación de la Hermandad de la Informática, un incentivo para que los estudiantes puedan a (re) aprender las herramientas de la comunicación digital y hacer un uso adecuado de los recursos, los productos y los servicios en la web para la búsqueda y el uso efectivo de la información compatible con sus necesidades y que esté ligado al uso ético y responsable de los ambientes tecnológicos. Conclusiones: Los resultados derivados de este estudio continuarán por medio de la continuación de la “Hermandad de la Informática”, que se convirtió en un termómetro sobre la utilización de los ambientes informacionales digitales y la actitud de los alumnos frente a las Tecnologías de Información y la Comunicación en el Colegio Cristo Rey.@es

. Tecnologías de información y comunicación en la vida diaria de los adolescentes: enfoque en el. tecnologias de informação e comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e na competências informacionais da ‘geração google’. Informação & informação, [????].

References

  • BIBLIOTEEN CCR. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2011.
  • BIBLIOTECA do CCR @ twittecaccr. Biblioteca do Colégio Cristo Rei. Marília - SP. Twitter. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2011.
  • BIBLIOTECA CRISTO REI. Facebook. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2011.
  • BOURDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgement of tast. London: Doutledge, 1984.
  • HUGHES-HASSELL, Sandra., AGOSTO, Denise E. Modeling the everybody life information needs of urban teenagers. In: CHELTON, Mary K.., COOL, Colleen (Ed.) Youth information-seeking behavior II: context, theories and issues. Lanham: Scarecrow Press, 2007.
  • SAVOLAINEN, Reijo. Everyday life information seeking. In: FISHER, Karen E.., ERDELEZ, Sandra., McKECHNIE, Lynne (Ed.) Theories of information behavior. Medford: Information Today, 2006. p. 143-148.
  • SAVOLAINEN, Reijo. Everyday Life information seeking: approaching information seeking in the context of "Way of Life". Library and Information Science Research, Norwood, v. 17, n. 3, p. 259-294, 1995.
  • SILVA, A. M. Recursos de informação e/ou comportamento informacional. Marília, 2010. Disciplina: Tópicos Especiais – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Texto de Apoio.
  • UNIVERSITY COLLEGE LONDON - UCL. Information behavior of the researcher of the future. London: UCL, 2008. 35 p. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2012.
  • WILLIAMSON, Kirsty. Discovered by chance: the role of incidental information acquisition in an ecological model of information use. Library and information science research, Norwood, v. 20, n.1, p. 23-40, 1998.
  • WILSON, Tom D. On user studies and information needs. Journal of documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-15] => 31527
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lucirene Andréa Catini Lanzi] => 26547
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fernando Luiz Vechiato] => 16338
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira] => 26271
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Helen de Castro Silva] => 5733
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_11308#00020.pdf] => 46725
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [75] => 1142
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [49] => 1639
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ambiente informacional digital] => 178109
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Adolescente] => 1376
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Comportamento informacional] => 263151
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tecnologias de informação e comunicação] => 238968
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ambientes informacionais digitais] => 237507
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Adolescentes] => 235737
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologías de la información y la comunicación] => 274882
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ambientes informacionales digitales] => 143038
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comportamiento informacional] => 10715
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information and communication technologies] => 268397
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Digital informational environments] => 263640
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Teenagers] => 192070
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information behavior] => 237552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-12-15] => 263494
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2012-17-3] => 31522
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Os indivíduos nascidos a partir da década de 1990 acompanham a evolução tecnológica naturalmente e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos que têm acesso antes mesmo de aprenderem a ler ou a escrever. Nesse sentido, a literatura os considera nativos digitais ou mesmo ‘geração Google’. Contudo, tem-se questionado as suas competências para a identificação de necessidades informacionais e para a busca e o uso de informação diante dos mais diversos ambientes informacionais digitais disponíveis na Web.Objetivos: Caracterizar o comportamento de busca de informação no cotidiano de um grupo de estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo.Metodologia: Pesquisa qualitativa com 30 estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio da aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Hughes-Hussell e Agosto (2007), contendo perguntas referentes à idade, sexo, tarefas e hobbies cotidianos, além de questões relacionadas à utilização do computador e da internet, o que possibilitou a determinação de características sociais, econômicas e culturais dos entrevistadosResultados: Enfocaram o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a busca, o acesso e o uso de informação. Foi proposta a criação da “Confraria da Informática’, um incentivo para que os alunos possam (re)aprender as ferramentas de comunicação digital e utilizar de forma adequada os recursos, os produtos e os serviços na Web para a busca e o uso efetivo da informação compatível com suas necessidades e que esteja atrelado ao uso consciente e ético dos ambientes tecnológicos.Conclusões: As reflexões decorrentes deste estudo prosseguirão por meio da continuidade da Confraria da Informática, que se tornou um “termômetro” sobre a utilização dos ambientes informacionais digitais e a postura dos alunos diante das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do Colégio Cristo Rei.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Os indivíduos nascidos a partir da década de 1990 acompanham a evolução tecnológica naturalmente e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos que têm acesso antes mesmo de aprenderem a ler ou a escrever. Nesse sentido, a literatura os considera nativos digitais ou mesmo ‘geração Google’. Contudo, tem-se questionado as suas competências para a identificação de necessidades informacionais e para a busca e o uso de informação diante dos mais diversos ambientes informacionais digitais disponíveis na Web. Objetivos: Caracterizar o comportamento de busca de informação no cotidiano de um grupo de estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. Metodologia: Pesquisa qualitativa com 30 estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio da aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Hughes-Hussell e Agosto (2007), contendo perguntas referentes à idade, sexo, tarefas e hobbies cotidianos, além de questões relacionadas à utilização do computador e da internet, o que possibilitou a determinação de características sociais, econômicas e culturais dos entrevistados. Resultados: Enfocaram o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a busca, o acesso e o uso de informação. Foi proposta a criação da “Confraria da Informática’, um incentivo para que os alunos possam (re)aprender as ferramentas de comunicação digital e utilizar de forma adequada os recursos, os produtos e os serviços na Web para a busca e o uso efetivo da informação compatível com suas necessidades e que esteja atrelado ao uso consciente e ético dos ambientes tecnológicos. Conclusões: As reflexões decorrentes deste estudo prosseguirão por meio da continuidade da Confraria da Informática, que se tornou um “termômetro” sobre a utilização dos ambientes informacionais digitais e a postura dos alunos diante das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do Colégio Cristo Rei.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Individuals born from the 1990’s to accompany technological change course and learn how to use the technological resources that have access before they even learn to read or write. In this sense, the literature considers the digital natives or even ´Google generation´. However, it has been questioned their skills to identify information needs and seeking and use of information in the most varied environments digital information available on the Web.
Objectives: To characterize the behavior of information seeking in everyday life of a group of teenage students from a private school in Marilia, Sao Paulo.
Methodology: A qualitative study with 30 adolescent students of a private school in Marilia, Sao Paulo. Data collection was accomplished at first by means of a questionnaire, based on the research of Hughes-Hussell and August (2007), containing questions about age, gender, hobbies and everyday tasks, and issues the use of computers and the internet, which allowed determination of the social, economic and cultural rights of respondents.
Results: have focused on the use of Information and Communication Technologies (ICT) to search access and use information. It was suggested that the Brotherhood of Informatics´, an incentive for students to (re) learn the tools of digital communication and make appropriate use of the resources, products and services on the web to search and effective use of information compatible with their needs and that is tied to the ethical and responsible use of technology environments.
Conclusions: The results arising from this study will continue through the continuation of the Confraternity of Computing, which became a thermometer on the use of digital information environments and the attitude of the students in front of Information and Communication Technologies in the College “Cristo Rei”.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Las personas nacidas a partir de la década de 1990 acompañan los cambios tecnológicos de manera natural y aprenden a utilizar los recursos tecnológicos que tienen acceso antes mismo de que aprendan a leer y escribir. En este sentido, la literatura los considera como los nativos digitales o incluso generación Google. Sin embargo, se ha cuestionado su capacidad para identificar las necesidades informacionales y para la búsqueda y uso de la información frente a los más diversos ambientes informacionales digitales disponibles en la Web. Objetivos: Caracterizar el comportamiento de búsqueda de información en la vida cotidiana de un grupo de estudiantes adolescentes de una escuela privada en Marília, Sao Paulo. Metodología: Estudio cualitativo con 30 estudiantes adolescentes de una escuela privada en Marília, Sao Paulo. La recolección de datos se realizó, en primer tiempo, por medio de un cuestionario, basado en la investigación de Hughes-Hussell y Agosto (2007), que contiene preguntas sobre la edad, el género, las tareas y hobbies diarios, además de las cuestiones relacionadas con el uso de las computadoras y del internet, lo que permitió la determinación de características sociales, económicas y culturales de los encuestados. Resultados: Los resultados se han centrado en el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) para la búsqueda, el acceso y el uso de la información. Se sugirió la creación de la Hermandad de la Informática, un incentivo para que los estudiantes puedan a (re) aprender las herramientas de la comunicación digital y hacer un uso adecuado de los recursos, los productos y los servicios en la web para la búsqueda y el uso efectivo de la información compatible con sus necesidades y que esté ligado al uso ético y responsable de los ambientes tecnológicos. Conclusiones: Los resultados derivados de este estudio continuarán por medio de la continuación de la “Hermandad de la Informática”, que se convirtió en un termómetro sobre la utilización de los ambientes informacionales digitales y la actitud de los alumnos frente a las Tecnologías de Información y la Comunicación en el Colegio Cristo Rey.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/11308] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11308] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2012v17n3p49] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 17, n. 3 (2012); 49-75] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 17 n. 3 (2012); 49-75] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologías de información y comunicación en la vida diaria de los adolescentes: enfoque en el...] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tenologias de la información y de la comunicación en la vida diária de los adolescentes: enfoque en el comportamiento y en las competéncias digitales e informacionales de la ´Generación Google’] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e na competências informacionais da ‘geração Google’] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information and Communication technologies on teenagers everyday: focus on behavior and on digital and information competence of ´Google Generation´] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308/pdf_1] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308/pdf_1] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/11308/pdf_1] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/11308#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2012v17n3p49] => 0
                        )

                )

        )

)