Article Brapci-Autoridades

Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo do ensino superior

The presence of logic in the domain of knowledge organization: interdisciplinary aspects of college curricula

It studies the curricular presence of logic in the domain of knowledge organization, particularly in the field of Information Science (IS). It tries to identify in the programs of 72 IS schools in Brazil the curricular space destined to this subject. It observes that the programs are turned to the analysis of the forms of reasoning and to the representation of knowledge. It analyses the disciplinary contents linked to aspects of logic in the curriculum of IS and it highlights the relevance of the subject to the great domains on which the processes of information are based, and emphasizes the need for an interdisciplinary conception.@en


Reflexão acerca da presença curricular da lógica no domínio da organização do conhecimento, particularmente no campo da Ciência da Informação (CI). Identifica, em programas de 72 escolas de CI no Brasil, o espaço curricular destinado à disciplina. Observa que os programas voltam-se à análise das formas de raciocínio e à representação do conhecimento. Analisa conteúdos disciplinares associados a aspectos da lógica no currículo de CI e salienta a relevância da disciplina para os grandes domínios nos quais se apóiam os processos de informação e enfatiza a necessidade de uma concepção transdisciplinar para a construção do currículo.@pt

. The presence of logic in the domain of knowledge organization: interdisciplinary aspects of college curricula presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo do ensino superior. Perspectivas em ciência da informação, [????].

References

  • BUFREM, L. S. Aplicações da lógica ao campo da Gestão da Informação. Curitiba, 2005. [Palestras].
  • BUFREM, L. S.., BREDA, S. M.., SORRIBAS, T. V. The presence of logic in the domain of knowledge organization: interdisciplinary aspects of college curricula. In: CONGRESSO ISKO-ESPAÑA, 8., 2007, León. La Interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad en la organización del conocimiento científico. León: Universidad de León, 2007. p. 179-185.
  • CONGRESSO MUNDIAL DE TRANSDISCIPLINARIDADE, 1., 2-6 nov. 1994, Convento Arrábida, Lisboa, Portugal. Carta da transdisciplinaridade. Lisboa, Portugal, 1994.
  • FREITAS, F. L. G. Ontologias e a Web Semântica. Programa de PósGraduação em Informática, Universidade Católica de Santos, Santos, SP, 2004. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2010.
  • GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. v. 1. Bibliografia consultada
  • ARISTÓTELES. Categorias. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
  • BOGGINO, N. Como elaborar mapas conceptuales: significativo y globalizado. Rosario: Homo Sapiens, 2002. aprendizaje
  • BRASIL. Ministério da Educação. Cadastro da Educação Superior. Brasília: MEC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2010.
  • CAMPOS, A. T. O processo classificatório como fundamento das linguagens de indexação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 6, n. 1, p. 1-8, 1978.
  • CAMPOS, M. L. A. Modelização de domínios de conhecimento: uma investigação de princípios fundamentais. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n.1, p. 22-32, jan./abr. 2004.
  • CAMPOS, M. L. A.., GOMES, H. E. Organização de domínios de conhecimento e os princípios ranganathianos. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 150-163, jul./dez. 2003.
  • CHAUI, M. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. v. 1.
  • DAHLBERG, I. Fundamentos teórico-conceituais. Biblioteconomia de Brasília, v. 6, n. 1, p. 9-21, 1978. Revista
  • FARIA, W. Mapas conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU, 1995.
  • GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
  • KRIEGER, M. G.., FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.
  • LEÃO, L. O labirinto da hipermídia: ciberespaço. São Paulo: Fapesp, 2001. arquitetura navegação no
  • LEAUBY, B. A.., BRAZINA, P. Concept mapping: potential uses in accouting education. Journal of accouting education, London, v. 16, n.1, p. 123-138, 1998.
  • LEVY, P. As árvores de conhecimentos, um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação. In: LEVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997. cap. 12.
  • LEVY, P.., AUTHIER, M. As árvores do conhecimento. São Paulo: Escuta, 1995.
  • LIMA, G. A. B. Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 134-145, jul./dez.
  • OATES, T.., PRASAD, M.., LESSER, V. Cooperative information gathering: a distributed problem solving approach. IEEE Proceedings on Software Engineering, Massachusetts, USA, v. 144, n. 1, p. 72-88, February 1997. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2010.
  • PENZIAS, A. Idéias e informação: operando num mundo de alta tecnologia. Lisboa: Gradiva, 1991.
  • POPPER, K. R.., ECCLES, J. C. O cérebro e o pensamento. Brasília: Ed. UnB, 1992.
  • POPPER, K. O eu e seu cérebro. Brasília: Ed. UnB, 1995.
  • TENÓRIO, R. M.. Cérebros e computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras,
NLP0.29
Visto 28 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-12-13] => 32247
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leilah Santiago Bufrem] => 4219
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sônia Maria Breda] => 12790
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/477/2018/09/oai_ojs_testes_eci_ufmg_br_article_1045#00029.pdf] => 46228
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [194] => 1275
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [186] => 1372
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lógica] => 187054
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Currículo] => 173719
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ensino superior] => 248246
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Organização do conhecimento] => 261537
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-12-13] => 279945
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em ciência da informação] => 477
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00029-2011-16-1] => 32243
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [It studies the curricular presence of logic in the domain of knowledge organization, particularly in the field of Information Science (IS). It tries to identify in the programs of 72 IS schools in Brazil the curricular space destined to this subject. It observes that the programs are turned to the analysis of the forms of reasoning and to the representation of knowledge. It analyses the disciplinary contents linked to aspects of logic in the curriculum of IS and it highlights the relevance of the subject to the great domains on which the processes of information are based, and emphasizes the need for an interdisciplinary conception.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reflexão acerca da presença curricular da lógica no domínio da organização do conhecimento, particularmente no campo da Ciência da Informação (CI). Identifica, em programas de 72 escolas de CI no Brasil, o espaço curricular destinado à disciplina. Observa que os programas voltam-se à análise das formas de raciocínio e à representação do conhecimento. Analisa conteúdos disciplinares associados a aspectos da lógica no currículo de CI e salienta a relevância da disciplina para os grandes domínios nos quais se apóiam os processos de informação e enfatiza a necessidade de uma concepção transdisciplinar para a construção do currículo.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1045] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/22720] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1045] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22720] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 16, n. 1 (2011); 186-194] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 16 n. 1 (2011); 186-194] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1413-9936] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19815344] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-5344] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The presence of logic in the domain of knowledge organization: interdisciplinary aspects of college curricula] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Presença da lógica no domínio da organização do conhecimento: aspectos interdisciplinares no currículo do ensino superior] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1045/840] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22720/18304] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22720] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22720/18304] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.testes.eci.ufmg.br:article/1045#00029] => 0
                        )

                )

        )

)