Article Brapci-Autoridades

O uso da voz e do tablet em narrativas de histórias

El uso de la voz y tablet en narraciones de historias

Introdução: Esse estudo parte de atividades desenvolvidas numa biblioteca escolar na cidade de Marília - SP.Objetivo: Abordar o uso da voz e do tablet nas narrativas de histórias.Metodologia: O livro escolhido pela contadora de histórias para essa experiencia foi A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, o primeiro livro brasileiro a ganar uma versão interativa para o dispositivo tablet.Resultados: Observou-se nessa atividade como um dispositivo digital entusiasma as crianças, sendo ele uma nova forma de interação com histórias contadas. Com recursos sedutores e fáceis de usar, os tablets proporcionam à leitura níveis de dinamismo e interatividade até aqui impensáveis.Conclusões: Com os resultados dessa pesquisa, conclui-se que os recursos audiovisuais possibilitam interação e dinamismo, proporcionando entusiasmo nos ouvintes; sendo uma ação prazerosa e diversificada que possibilita ao profissional o uso de novas ferramentas para estimular o gosto em ouvir histórias, compartilhá-las e frequentar uma biblioteca escolar.@pt


. ::none::, [????].

References

  • BARRETO, Aldo. Uma quase história. DataGramaZero – Revista de Ciências da Informação, v, 9, n, 2, abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 18 dez.2012.
  • BENJAMIN, Walter. Benjamin, Habermas, Horkheimer, Adorno. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).
  • BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
  • COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas. São Paulo: Ática, 1991.
  • LANZI, Lucirene A.Catini., FERNEDA, Edberto., VIDOTTI, Silvana Aparecida B. G. Leitura e as TIC: a hora do conto utilizando tablet. SEMINÁRIO EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO, 4., 2011. Londrina. Anais... Londrina, 2011.
  • LÈVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na área de informação. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
  • MATOS, Gislayne Avelar., SORSY, Inno. O oficio do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
  • MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural/UNESP, 2003.
  • ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998.
  • PALFREY, John., GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
  • PALO, Maria José., OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1986.
  • PIERUCCINI, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. 233f. 2004. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • REIS, Meire Barra Rosa., BORTOLIN, Sueli. Ambiência para narrativas orais. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti et al. (Orgs.). Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012.
  • RIBEIRO, Ana Elisa. Ler em voz alta. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2009.
  • RIBEIRO, M. J. Pedagogia do riso. Fio da narrativa, Blumenau, n. 12, 1996.
  • ROSA, Luciana Lhullier. Ziraldo, Flicts? In: RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker (Org,). Do livro ao CD-ROM: novas navegações. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. p. 101-108. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2013.
  • SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.
  • ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo, Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-08-30] => 31943
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lucirene Andréa Catini Lanzi] => 26547
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sueli Bortolin] => 2165
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Edberto Ferneda] => 6437
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_16163#00020.pdf] => 46107
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [:em branco:] => 332
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [98–112] => 34585
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Narrativa de história] => 19642
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Voz do narrador escolar] => 263780
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Narrativas de histórias] => 179910
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-08-30] => 263776
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2013-18-2] => 31937
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Esse estudo parte de atividades desenvolvidas numa biblioteca escolar na cidade de Marília - SP.Objetivo: Abordar o uso da voz e do tablet nas narrativas de histórias.Metodologia: O livro escolhido pela contadora de histórias para essa experiencia foi A menina do Narizinho Arrebitado de Monteiro Lobato, o primeiro livro brasileiro a ganar uma versão interativa para o dispositivo tablet.Resultados: Observou-se nessa atividade como um dispositivo digital entusiasma as crianças, sendo ele uma nova forma de interação com histórias contadas. Com recursos sedutores e fáceis de usar, os tablets proporcionam à leitura níveis de dinamismo e interatividade até aqui impensáveis.Conclusões: Com os resultados dessa pesquisa, conclui-se que os recursos audiovisuais possibilitam interação e dinamismo, proporcionando entusiasmo nos ouvintes; sendo uma ação prazerosa e diversificada que possibilita ao profissional o uso de novas ferramentas para estimular o gosto em ouvir histórias, compartilhá-las e frequentar uma biblioteca escolar.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/16163] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16163] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2013v18n2p98] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 18, n. 2 (2013); 98–112] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 18 n. 2 (2013); 98–112] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El uso de la voz y tablet en narraciones de historias] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O uso da voz e do tablet em narrativas de histórias] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163/13081] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163/13081] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16163/13081] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/16163#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2013v18n2p98] => 0
                        )

                )

        )

)