Article Brapci-Autoridades

A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.

Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.@pt


. A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar. Informação & informação, [????].

References

  • ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008. CD-ROM. p. 3.
  • CAMPELLO, Bernadete Santos. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico.Enc. Bibli: Revista Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., ISSN 1518-2924, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 184-208, 2010.
  • COHEN, Laura. Manifesto de um bibliotecário 2.0. Disponível em: . Acesso em 20.dez.2009.
  • FARIAS, Christianne Martins., VITORINO, Elizete Vieira. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em Ciência da Informação. v. 14, n. 2, Belo Horizonte, 2009.
  • FERREIRA, Luciano Almeida. Como uma escola ingressa no século XXI? Estudo de caso sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação e da biblioteca. 97 folhas. Dissertação ( Mestrado em Educação) Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2009.
  • FREIRE, Paulo.A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
  • KUHLTHAU, C.C. et. al. Como usar uma biblioteca na escola: um programa de atividades para o Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  • KUHLTHAU, C. O papel da biblioteca escolar no processo de aprendizagem. In: VIANNA, M. M. et al. Seminário Biblioteca Escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 1999. p. 9-14.
  • LANZI, Lucirene Andrea Catini. Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em Bibliotecas Escolares: em busca de um espaço dinâmico. 176 páginas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2012.
  • LANZI, Lucirene Andrea Catini., L. A. C.., FERNEDA, E.., VIDOTTI, S. A. B. G. Confraria da biblioteca: ambientes de reflexão sobre as tecnologias de informação e comunicação. Revista Ciência em Extensão v. 7 (2), p. 184-185, 2011.
  • LANZI, Lucirene Andrea Catini.,L. A. C.., FERNEDA, Edberto., VIDOTTI, Silvana A.B.G.. Leitura e as TIC: a hora do conto utilizando tablet. IV SECIN - SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.4. 2011. Londrina. Anais...Lon:2011
  • MACEDO, Neusa D. et. al. Biblioteca Escolar Brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo: Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, 2005.
  • MAROTO, Lucia Helena. Biblioteca escolar, eis a questão! Do espaço do castigo ao centro do fazer educativo.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
  • MODESTO, Fernando. MACEDO, Neusa D. et. al. Biblioteca Escolar Brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo: Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª região, 2005.
  • PALFREY, John.., GRASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geraçãode nativos digitais. Porto Alegre, 2011.
  • PARTRIDGE,H..,LEE,J..,MUNRO,C. Becoming “librarian 2.0”: the skills, knowledge, and attributes required by Library and Information Science professionals in a web 2.0 word (and beyond). LIBRARY TRENDS, Universityof Illinois, Vol. 59, n. 1-2. P. 315-335. 2010. Disponível em: .Acessado em: 12 dez de 2012.
  • SILVA, Armando Malheiro da., RIBEIRO, Fernanda. Recursos de informação: serviços e utilizadores. Lisboa: UniversidadeAberta, 2010. ISBN 978-972-674-672-0
  • UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar. Disponível em:. Acesso em: 05.fev.2011.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-10-09] => 32937
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lucirene Andréa Catini Lanzi] => 26547
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Edberto Ferneda] => 6437
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_19997#00020.pdf] => 45029
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [137] => 1067
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [117] => 1662
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediação da informação] => 263425
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2014-19-2] => 32934
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: A mediação da informação promove a aproximação entre o usuário e o conteúdo de seu interesse.Objetivos: Apresentar um recorte da dissertação “Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação em bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico”, onde mostraremos as diversas formas para que sejam realizadas interferências no sentido de satisfazer as necessidades informacionais em uma biblioteca escolar, baseada nas propostas do “Manifesto de um bibliotecário 2.0” de Laura Cohen, bibliotecária da Universidade de Albany, nos Estados Unidos, além de apresentar estudos feitos pelo grupo de bibliotecárias australianas: Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, que organizaram um projeto para identificar as principais habilidades, conhecimentos e atributos exigidos pelo “bibliotecário 2.0”, do qual participaram 81 profissionais australianos.Metodologia: Esse estudo buscou uma pesquisa qualitativa e com análise bibliográfica das investigações apresentadas pela bibliotecária norte americana Laura Cohen e das três pesquisadoras australianas Helen Partridge, Julie Lee e Carrie Munro, para dessa forma fazermos uma comparação entre realidades e experiências, tão adversas e ao mesmo tempo semelhantes com a nossa realidade brasileira.Resultados: Não basta utilizar as TIC na biblioteca só pela modernidade ou variedade de aplicações. É necessário ter consciência da utilidade destes ou de qualquer outro meio de interesse dos alunos para poder mostrar sua qualidade e a utilidade prática. O bibliotecário, antes de utilizar as TIC, deve fazer um levantamento profundo sobre as problemáticas com as quais esse instrumento de trabalho pode contribuir de forma relevante.Conclusão: Eventos, atividades e estruturação física do ambiente proporcionam um claro exemplo de mediação da informação em uma biblioteca escolar, evidenciando a interferência positiva que o profissional da informação pode ter sobre os usuários e o seu comportamento informacional.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/19997] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2014v19n2p117] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 19, n. 2 (2014); 117-137] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A mediação da informação aliada ao uso das tecnologias da informação e comunicação em uma biblioteca escolar.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19997/pdf_22] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/19997#00020] => 0
                        )

                )

        )

)