Article
Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI – UNESP – Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2010-12-15] => 31926 ) [1] => Array ( [2010-12-28] => 206678 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Fernando Luiz Vechiato] => 16338 ) [1] => Array ( [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732 ) [2] => Array ( [Rosangela Rocha Ferreira] => 126461 ) [3] => Array ( [Kenilce Reis Chagas] => 126462 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/335/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_6623#00020.pdf] => 44930 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [59] => 2634 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [40] => 2075 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [2] => Array ( [Educação] => 234411 ) [3] => Array ( [Ciência da computação] => 269911 ) [4] => Array ( [Envelhecimento humano] => 182427 ) [5] => Array ( [Inclusão digital] => 237218 ) [6] => Array ( [Idoso] => 185441 ) [7] => Array ( [Construtivismo] => 171568 ) [8] => Array ( [Tecnologia de informação e comunicação] => 178589 ) [9] => Array ( [Mediação da informação] => 263425 ) [10] => Array ( [Idosos] => 233878 ) [11] => Array ( [Tecnologias de informação e comunicação] => 238968 ) [12] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [13] => Array ( [Inclusão] => 235139 ) [14] => Array ( [Bibliotecas universitárias] => 199222 ) [15] => Array ( [Tecnologias assistivas] => 235990 ) [16] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [17] => Array ( [Idoso] => 2826 ) [18] => Array ( [Tecnologia de informação e comunicação] => 1352 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2010-12-28] => 263397 ) [1] => Array ( [2017-04-02] => 247138 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & informação] => 335 ) [1] => Array ( [Revista Bibliomar] => 125240 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00020-2010-15-2] => 32075 ) [1] => Array ( [ISSUE:JNL:00080-2016-15-1/2] => 126459 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, os estudos acerca do envelhecimento humano estão se desenvolvendo de maneira considerável. Dentre esses estudos, destacamos a interação entre os idosos e as tecnologias de informação e comunicação, as quais podem facilitar a realização de atividades cotidianas por esses indivíduos. Nesse sentido, objetivamos investigar a aplicação de elementos construtivistas nos cursos de informática oferecidos para a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI – UNESP – Campus de Marília, contribuindo para a inclusão digital dessa comunidade. Esses elementos foram refletidos tendo como foco o papel do professor-mediador no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se que a maioria dos elementos construtivistas já está sendo aplicada nesse universo, porém algumas alterações precisam ser realizadas, tendo em vista ampliar as possibilidades de ensino e permitir que os alunos tenham maior autonomia na busca e uso de informações na Web.] => 0 ) [1] => Array ( [Estudo realizado sobre o papel do bibliotecário no processo de inclusão ao usuário surdo nas bibliotecas universitárias, objetivando adoção da filosofia de inclusão social e as tecnologias assistivas que favorecem a inclusão de pessoas com deficiência na vida universitária e facilitam o acesso à informação. Discute o processo de inclusão dos surdos e a importância das políticas públicas voltada para os surdos. Apresenta os aspectos da comunidade surda e como se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sua língua materna que é reconhecida por lei. Relata sobre a necessidade de acesso à informação do usuário surdo em bibliotecas universitárias. Mostra como esse espaço do conhecimento que tem por missão atender a comunidade acadêmica, precisa estar adequado para todo tipo de usuário independente de suas limitações. Adota como metodologia de estudo uma pesquisa bibliográfica qualitativa que teve como ferramentas utilizadas, informações de livros, artigos, periódicos e da internet. Conclui que as habilidades e competências do novo perfil do bibliotecário são importantes na sua atuação como mediador da informação e assegura ao usuário surdo a garantia do acesso à informação.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/6623] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6623] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/1981-8920.2010v15n2p40] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação & Informação; v. 15, n. 2 (2010); 40-59] => 0 ) [1] => Array ( [1981-8920] => 0 ) [2] => Array ( [Informação & Informação; v. 15 n. 2 (2010); 40-59] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Contribuições de elementos do construtivismo e da mediação da informação para a inclusão digital de idosos] => 0 ) [1] => Array ( [O bibliotecário como mediador no processo de inclusão do surdo em bibliotecas universitárias] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Contribuciones de los elementos del constructivismo y de la mediación de información para la inclusión digital de personas mayores] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6623/6997] => 0 ) [2] => Array ( [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6623] => 0 ) [3] => Array ( [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/6623/4274] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/6623#00020] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5433/1981-8920.2010v15n2p40] => 0 ) ) ) )